O médico paraibano, presidente da ANDESS (Aliança Nacional em Defesa da Etica na Saúde Suplementar) e neurocirurgião José Ramalho Neto estará em Goiânia nesta quinta-feira (26), para falar sobre erros médicos, a convite do empresário Márcio Lima. Durante sua passagem pela capital goiana, o especialista se reunirá com o deputado estadual Cairo Salim (PSD).
O encontro integra a agenda de uma mobilização nacional liderada por Ramalho Neto para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar supostas fraudes cometidas por empresas terceirizadas de auditoria médica, contratadas por operadoras de planos de saúde.
Segundo o neurocirurgião, a principal denúncia envolve a atuação de profissionais sem formação médica adequada, que estariam emitindo pareceres técnicos com graves consequências. “Estamos falando de vidas humanas que estão em risco. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pacientes com câncer têm sido diretamente prejudicados por decisões tomadas sem embasamento médico”, afirma.
A mobilização pretende reunir parlamentares, autoridades da saúde e representantes da sociedade civil para garantir mais transparência e responsabilidade na auditoria médica, além de assegurar que pacientes recebam o atendimento necessário sem entraves indevidos.