Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 29/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

SAÚDE

VACINAÇÃO

Goiás inicia vacinação contra HPV com dose única para crianças e adolescentes

Vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus

16/04/2024 às 07h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou nesta semana o novo esquema de vacinação contra HPV (Papiloma Vírus Humano) com dose única para crianças e adolescentes.

A mudança foi anunciada pelo Ministério da Saúde (MS), que levou em consideração as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que comprovam a eficácia de uma dose do imunizante.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, com a nova medida, que já foi repassada aos 246 municípios goianos, quem tomou apenas uma dose já está protegido, não sendo necessária a segunda.

A vacinação contra o HPV tem como público-alvo crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, meninos e meninas. Agora, o imunizante também é indicado para pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR).

A vacina é disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus.

Em Goiás, dados parciais de 2024 revelam que a cobertura vacinal contra o HPV apresenta números consideráveis. Para meninas, a taxa de cobertura é de 62,92% para a primeira dose e 46,77% para a segunda dose.

No caso dos meninos, as taxas são ligeiramente mais baixas, com 45,61% para a primeira dose e 25,48% para a segunda.

A ideia é intensificar esses números para ampliar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações relacionadas ao vírus.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), anualmente, cerca de 700 mil novos casos de infecção pelo HPV surgem no Brasil. Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas no país são portadoras do vírus.

O HPV, uma infecção sexualmente transmissível (IST), é uma das principais causas relacionadas a doenças como câncer no ânus, vulva, vagina, pênis, orofaringe e colo do útero.

Em Goiás, este é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres e o quarto mais letal para o público feminino no estado.