O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança em todos os cenários de primeiro turno e venceria todos os adversários simulados em um eventual segundo turno, segundo pesquisa da Quaest divulgada nesta quinta-feira (21), encomendada pela Genial Investimentos.
No principal cenário de 2º turno, Lula venceria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por 43% a 35%. Em julho, os dois estavam tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. Agora, o petista abre vantagem mais sólida, consolidando seu favoritismo.
A pesquisa testou nove simulações de segundo turno, e Lula venceria todos os adversários:
1º turno: Lula lidera até com Bolsonaro na disputa
A Quaest também simulou cinco cenários de primeiro turno. Em todos eles, Lula lidera com margem confortável. No único cenário em que Jair Bolsonaro — hoje inelegível — é incluído, o petista aparece com 34% das intenções de voto, contra 28% do ex-presidente.
Veja os números do cenário com Bolsonaro:
Metodologia
A pesquisa ouviu 12.150 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 17 de agosto, em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.