Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 08/01/2026
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

POLÍTICA

ELEIÇÕES 2026

Influência de Caiado nas eleições de 2026 facilita para Daniel Vilela e garante campanha sem estresse

26/12/2025 às 14h00


POR BLOG DO JLB

facebook twitter whatsapp

Já são inúmeras as pesquisas que apontam para uma forte e decisiva influência do governador Ronaldo Caiado sobre as eleições de 2026 para o Palácio das Esmeraldas, contribuindo de forma marcante, é claro, para consolidar e antecipar o favoritismo do vice-governador Daniel Vilela. Dia sim, dia não, aparecem institutos (de média e alta credibilidade) situando o governador na posição de cabo eleitoral número um no ano que vem: na média, entre 70 e 74% do eleitorado acreditam que a atual gestão deve ter continuidade e que o candidato escolhido por Caiado “merece” ter sucesso nas urnas.

Não há nenhuma novidade nesses dados, completados pelos índices de intenção de votos que colocam Daniel Vilela, por ora, próximo de uma vitória no 1º turno, ou seja, com números quase acima da soma de todos os adversários potenciais. Isso porque, até agora, Daniel é o único postulante definido: o senador Wilder Morais, pelo PL, balança para lá e para cá, refém de um eventual acordo entre a base governista e o seu partido para assegurar o deputado federal Gustavo Gayer na 2ª vaga senatorial, ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado; o ex-governador Marconi Perillo, pelo falecido PSDB, fala em disputar a governadoria, mas fora o conhecimento do seu nome não conta com mais nenhuma vantagem; o PT ainda não se definiu, aguardando a orientação soviética da cúpula nacional que deve priorizar o lançamento dos seus melhores nomes para a Câmara Federal: e o Partido Novo cogita lançar um certo de Telêmaco Brandão, advogado e empresário desconhecido que já foi vereador em Goiânia.

Politicamente, o cenário que pode emoldurar a próxima corrida governamental parece ser amplamente favorável a Daniel Vilela, sugerindo para a coligação MDB-UNIÃO e legendas associadas uma campanha em terreno firme, sem estresse e, pelo seu poderio, capaz de atrair aliados entre as principais correntes sociais e econômicas do Estado, além de ocupar a maioria esmagadora dos 246 municípios. Será um vagalhão e tanto, impulsionado pelo prestígio popular de Caiado e dos seus 88% de aprovação – que, na tradição eleitoral brasileiro, dão a ele a capacidade necessária para eleger um poste, personificação da qual Daniel está longe, muito longe, de ser, pelos seus atributos pessoais e pela sua carreira parlamentar, tanto que, em 2018, foi candidato a governador e classificou-se em 2º lugar (à frente do então governador José Eliton, que tentava a reeleição). O vice, portanto, não é penduricalho e por si só acumula credenciais de sobra para concorrer ao mais alto cargo público disponível em Goiás. A avenida de 2026 está francamente aberta para ele.