Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 29/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

POLÍTICA

PARCERIA

Governo aponta parceria entre estado e municípios para fortalecimento da assistência social

Encontro reuniu mais de mil lideranças da área social de 200 municípios goianos

04/04/2024 às 09h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Para fortalecer as parcerias do estado com os municípios e estimular a política de assistência social em Goiás, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, presidiu nesta quarta-feira (03/04), acompanhada do governador Ronaldo Caiado, o 3º Encontro de Primeiras-damas de Goiás. 

Centenas de lideranças municipais participaram do evento, no Espaço Dois Ipês, no Clube Jaó, em Goiânia.

“Hoje, estado e prefeituras são parceiros em várias áreas e seguimos dando exemplo e mostrando o poder de trabalho com foco em resultados e na emancipação de quem está em situação de vulnerabilidade. Com apoio de vocês e todos os poderes constituídos colocamos Goiás no topo”, garantiu Gracinha Caiado, lembrando pesquisas nacionais que mostram que o estado é o segundo no país que mais reduziu o índice de pobreza.

GOIÁS SOCIAL

Ao citar  números do setor social, como 160 mil pessoas beneficiadas no Mães de Goiás e 53 mil famílias, no Aluguel Social,  a primeira-dama afirmou que os dados mostram o resultado de um trabalho feito com os gestores municipais, independente de sigla partidária.

“É a prova de que o Goiás Social funciona, que mudou a história socioassistencial do estado, com transformações reais na vida de muitas pessoas, gerando emprego e oportunidades como não acontecia há muito tempo”, disse Gracinha Caiado.

A edição de 2024 do encontro repetiu o sucesso do ano passado, com a participação de mais de mil pessoas, entre primeiras-damas, prefeitas, prefeitos, gestores e trabalhadores de assistência social de 200 municípios. A parceria foi ressaltada pelos representantes das cidades.

“Isso permite que os benefícios cheguem a todas as pessoas, sem distinção, levando o que há de melhor à nossa população”, destacou Flávia Rios, primeira-dama de Aragoiânia.

“Temos uma gestão que é instrumento de transformação de vidas. Éramos órfãos do estado de Goiás e depois que o governador chegou junto com Gracinha Caiado, temos tido bastante atenção. Os dois juntos levam dignidade, esperança e oportunidade de dias melhores”, garantiu a prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues.

ENCONTRO DE PRIMEIRAS-DAMAS

O encontro é uma forma de celebrar o trabalho promovido na área social por meio da Gerência Social, grupo criado no âmbito da OVG para desenvolver uma série de serviços e produtos junto aos municípios.

“Essa unidade que construímos, discutindo política social e de inclusão social, oportuniza dignidade e autossuficiência às pessoas. Estamos combatendo e trabalhando para superar situações de precariedade, não só oferecendo um cartão, mas ferramentas para que possam ampliar sua renda. É isso que faz com que Goiás melhore seus índices e ofereça mais qualidade de vida”, destacou o governador Ronaldo Caiado.

A MAIOR REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL DO BRASIL

O vice-governador Daniel Vilela reforçou que o trabalho do estado em parceria com os municípios é fundamental para ampliar os instrumentos de assistência em todo o território goiano. 

“Há muito tempo não se via uma primeira-dama tão atuante, tão dedicada nessa integração, nessa interlocução com os municípios. Goiás, hoje, conta com a maior rede de proteção social do Brasil”, afirmou.

PARCERIAS QUE BENEFICIAM PESSOAS

A diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, lembrou que desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, o Gabinete de Políticas Sociais, a OVG e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) estabeleceram um contato direto com primeiras-damas e gestores sociais de todos os 246 municípios de Goiás. 

“Estamos aprimorando nossas capacitações, contribuindo com os municípios na gestão social de um modo geral. Quanto mais forte for a nossa parceria, mais pessoas serão beneficiadas ”, reforçou.

Fotos: Hegon Correa e Rômullo Carvalho