O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou nesta terça-feira (05/08) do Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados (Conexidades), realizado em Holambra (SP). Durante sua palestra, ele destacou o papel da tecnologia como motor do desenvolvimento da agropecuária goiana e apontou o modelo de Goiás como referência para o país.
“Estamos com produção de tecnologia avançada de primeiro mundo, com a área rural realmente podendo avançar na sua produção com qualidade e diminuição de aplicação de defensivos”, afirmou Caiado, ao mencionar o uso racional de herbicidas e outros produtos agrícolas.
Inovação no campo
Caiado ressaltou a adoção de ferramentas modernas no setor rural, como a aplicação de Inteligência Artificial (IA), incentivo às cadeias produtivas de biometano e a agricultura de precisão. Segundo ele, essas tecnologias permitiram que regiões como o Vale do Araguaia e o Norte goiano se tornassem competitivas mesmo diante das adversidades climáticas.
“Hoje a nossa agricultura é realmente invejável por esse nível de sofisticação. Competimos de igual para igual com as regiões mais temperadas do Brasil, graças à ciência. Foi por aí que nós evoluímos”, destacou.
Sustentabilidade como prioridade
O evento, realizado no Centro de Eventos Expoflora, teve como tema central “Sustentabilidade: Desafio e Prioridade para as Lideranças”. Caiado visitou a feira de exposições e conversou com expositores sobre os desafios e avanços do setor.
Durante sua fala, o governador também abordou a importância da livre iniciativa no campo e da representação política ativa em defesa dos produtores.
“São anos e anos de luta por convicções, por acreditar na livre iniciativa e no direito de propriedade, quando o governo federal queria concentrar a capacidade de distribuir terras e não permitir que o cidadão adquirisse o seu pedaço de terra”, lembrou.
Reconhecimento nacional
A participação de Caiado foi destacada por autoridades e organizadores do Conexidades. A CEO do evento, Sílvia Melo, afirmou que a presença do governador reforça a importância do agronegócio para o Brasil.
“Um tema tão importante que é o agro, e que realmente é a mola propulsora do nosso país”, disse.
O presidente da Rede ILPF, Francisco Maturro, que coordenou o painel, ressaltou o protagonismo de Goiás no apoio ao produtor rural, assim como o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, que também compôs a mesa de debates.
Tirso Meirelles, presidente da Faesp e do SENAR-SP, elogiou a trajetória de Caiado em defesa do setor agropecuário.
“É uma liderança que atua desde a garantia do direito de propriedade até a construção de políticas públicas, infraestrutura e suporte técnico. Preocupa-se exatamente com aquilo que o povo deseja para um desenvolvimento sustentável do nosso país”, declarou.
O prefeito de Holambra, Fernando Capato, também destacou o papel do governador:
“Um dos melhores governadores do Brasil. Está transformando Goiás”, afirmou. Ele lembrou ainda que, embora Holambra seja um destino turístico, a principal fonte de renda do município vem do agro: “É a maior produtora de flores da América Latina”, completou.