Senador Wilder Morais deve ficar com Caiado
Informações não oficiais dão conta de que um expressivo grupo de líderes políticos do Estado deverá anunciar apoio à pré-candidatura do senador Ronaldo Caiado (DEM) ao governo, na próxima semana. Dentre eles, destaques para o atual senador Wilder Morais – PP – (foto), o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB) e alguns deputados estaduais de partidos da base aliada; a vice-prefeita de Luziânia, professora Edna (PROS).
A coluna conseguiu apurar também que Caiado vem mantendo conversas com vista a obter o apoio de um grande líder político da região do Entorno do Distrito Federal. Embora não haja confirmação sobre a sua identidade, há indícios de que pode ser o deputado federal Célio Silveira (PSDB). Têm surgido notícias com frequência de comentários de Silveira nos bastidores, acerca do bom desempenho do senador Ronaldo Caiado, nas pesquisas feitas para consumo interno dos partidos na região. Essas conversas já vêm acontecendo não apenas de uns dias para cá, mas já há algum tempo.
Já em relação às tratativas com Vanderlan Cardoso a pendência que havia até ontem, conforme conseguimos apurar, era porque o empresário estaria pleiteando a candidatura de vice, posição que Caiado ainda guarda para a possibilidade de composição com o MDB, nos próximos meses, embora essa opção, aparentemente, já é considerada mais remota a cada dia.
Conversando com Daniel e Caiado
Conforme a coluna apurou em contato com uma pessoa muito próxima de Wilder Morais, o senador ainda vem mantendo conversas tanto com o pré-candidato do MDB, deputado Daniel Vilela, e com o senador Ronaldo Caiado e que a decisão será anunciada até o próximo dia seis. Mas perguntado sobre qual alternativa escolheria para apostar – Daniel e Caiado -, que acredita ter maior chance ser escolhido pelo senador Wilder, o amigo respondeu sem titubear: “Eu apostaria em Ronaldo Caiado”.
Deputados estaduais
Especula-se no meio político estadual que entre quatro e seis deputados estaduais também estariam prestes a anunciar apoio ao pré-candidato do Democrata. Dentre os nomes cogitados, Álvaro Guimarães (PR) e Cláudio Meirelles (PR) e que o deputado Lissauer Vieira, líder da bancada do PSB na Assembleia Legislativa, estaria sendo pressionado até por familiares, para se filiar a algum partido ligado ao pré-candidato Ronaldo Caiado. Mas ainda não se sabe ao certo sobre a decisão dele nesse sentido.
Conspiração
Tem gente influente no PSD conspirando para tirar o partido em nível estadual das mãos do ex-deputado Vilmar Rocha. Não se sabe se obterá êxito na empreitada, visto que Vilmar, embora esteja sem mandato, é um político que tem história cravada na política brasileira, além de gozar de grande conceito junto à população.
Protagonismo de Maguito suscita desconfianças no MDB

Cresce junto principalmente aos emedebistas a desconfiança de que o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, é que será indicado candidato do MDB a governador, ao invés do seu filho, Daniel Vilela. Por já contar com a experiência de vários mandatos no Executivo e Legislativo, além de maior experiência política, Maguito (foto) pode conseguir mobilizar maior apoio de outros partidos políticos.
Papel invertido
A adoção de postura agressiva no debate político nas últimas semanas, por parte de Maguito Vilela, vem sendo interpretado tanto no MDB quanto no meio político em geral, como a maior evidência de que o partido pode estar prestes substituir o filho pelo pai, na pré-candidatura ao governo. Uma das maiores lideranças políticas do Estado comentou ontem, em conversa com esse colunista, que na avaliação dela, Maguito Vilela não partiria para esses últimos ataques se não fosse já como sinal de que já estaria se preparando para assumir a candidatura no lugar de Daniel ou, então, que agiu de forma a esvaziar a presença do filho pré-candidato, que teria, sim, que ser o protagonista dessa posição e não o pai, que não é candidato, “ou não seria.”
Fotos: Divulgação
Texto: Divino Olávio