Discrição de Marconi pode levar a erros de avaliação
Tem gente no meio político avaliando erroneamente que o governador Marconi Perillo (PSDB) tem deixado apenas para o vice-governador José Eliton a missão de dialogar com os deputados e lideranças que estariam admitindo sair da base para se filiar em partidos da base do pré-candidato do Democrata, Ronaldo Caiado. Contudo, essa sensação não é verdadeira. Marconi participa ativamente das articulações na tentativa de demovê-los a permanecerem na base do tempo novo. Essa falsa sensação de que o tucano possa estar distante das conversações políticas é decorrente da sua forma discreta de agir nessas situações. Quando se trata de tratar de assuntos políticos, principalmente em ano de eleição, Marconi Perillo é de falar pouco, porém às vezes essa sua aparente distância dessas movimentações leva os mais desavisados a cometerem erros de avaliação. Muito pelo contrário, o histórico de suas ações ao longo desses últimos 20 anos mostra a sua grande capacidade de surpreender aos adversários.
Filiação prestigiada
O ato de filiação do senador Wilder Morais ao DEM, nos próximos dias, deverá ser prestigiado por grande número de prefeitos e de vereadores de vários partidos.
Rede com Daniel
Representantes da Rede Sustentabilidade em Goiás admitem a possibilidade de apoio à pré-candidatura de Daniel Vilela (MDB) ao governo. A sinalização nesse sentido se deu durante reunião dos representantes dessa agremiação, com Vilela, realizada ontem. Segundo eles, o anúncio pode ser feito nas próximas semanas, após reunião da direção da sigla.
Reunião de avaliação
O núcleo duro da pré-campanha ao governo, do senador Ronaldo Caiado (DEM), e reuniu ontem à noite, para fazer uma avaliação das ações políticas da pré-campanha, como por exemplo, as conversas mantidas com lideranças políticas com e sem mandato, com vista a obter o apoio delas para a base do pré-candidato do democrata. Integram o referido núcleo, além do próprio senador, o deputado José Nelto e os prefeitos Adib Elias (Catalão); Ernesto Roler (Formosa); Renato de Castro (Goianésia) e Fausto Mariano (Turvânia), todos do MDB; assessores e coordenadores do staff do senador.
Filiações
Ainda na reunião de ontem à noite, era a intenção do prefeito Adib Elias, segundo sua assessoria, tratar com Caiado sobre as filiações ao DEM e prováveis candidaturas a deputados estaduais, de alguns nomes do seu círculo mais próximo na administração de Catalão, dentre eles, Leonardo Rocha, Leovil Evangelista e Adriete Elias.
Podemos é Caiado
Mais um partido entrou para o rol das siglas que apoiam o pré-candidato do democrata ao governo, senador Ronaldo Caiado. Trata-se do Podemos, partido ao qual, segundo especulações, poderá receber as filiações até sexta-feira, do atual líder da bancada do MDB na Assembleia Legislativa, deputado José Nelto, e o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso. Esse último, caso seja confirmada sua filiação, deverá ser candidato a uma das vagas de senador na chapa de Caiado.
Mera coincidência?
A sete dias do julgamento do Habeas Corpos do ex-presidente Lula, no Supremo Tribunal Federal, houve quem dissesse ter visto a ex-presidente Dilma Rousseff, na cidade de Cabo Frio (RJ), na tarde de Quinta-Feira Santa, dia 26. As mesmas pessoas disseram terem visto ali na mesma data e na mesma cidade carioca, também um destacado ministro do STF. Será que realmente viram quem acham que viram? Pode ser, afinal de contas Cabo Frio é uma das cidades turísticas destino de boa parte dos brasileiros.
Baldy governador?
Com a “mala” cheia de recursos para serem investidos em obras distribuídos de infraestrutura nas cidades, a exemplo da mobilidade urbana, sistema viário em geral e construção e recuperação de vias, como a da Marginal Botafogo, em Goiânia, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, vem se movimentando tanto em Goiás principalmente dos últimos três meses para cá, que já começa a ser confundido como possível candidato a governador na eleição desse ano.
Quadro inalterado mantém Caiado na dianteira
Conforme dados de uma pesquisa estimulada que circulou na internet no fim de semana, se eleição de governador fosse hoje, o pré-candidato Ronaldo Caiado (DEM) teria o triplo de votos do segundo colocado, Daniel Vilela (MDB) e 2,5 vezes à soma do segundo e terceiro colocados. A terceira posição no ranking do levantamento é do pré-candidato do PSDB, Zé Eliton, com apenas dois pontos a menos que o segundo.
Senado
Para o Senado, segundo esse mesmo levantamento que circulou na internet no fim da semana, a senadora Lúcia Vânia (PSB) aparece numericamente à frente, mas tecnicamente empatada com o governador Marconi Perillo (PSDB). A terceira posição no ranking dos pré-candidatos ao Senado, nesse levantamento, é do vereador Jorge Kajuru (PRP).
Extinção do TCM
Se vier a ser eleito governador na eleição desse ano, uma das primeiras providências do atual senador Ronaldo Caiado (DEM), segundo um político próximo a ele, será a propor a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A fiscalização e apreciação das contas da corte, nesse caso, deverão ser transferidas para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Conversa com Vanderlan
Estão avançadas as conversas entre o senador Ronaldo Caiado e o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, com vistas a uma possível candidatura desse último a uma das vagas para o Senado, na chapa do pré-candidato do DEM ao governo. Ainda filiado no PSB da senadora Lúcia Vânia, Vanderlan foi convidado a se filiar no Podemos, cujo presidente nacional é o senador e pré-candidato a Presidente da República, Álvaro Dias (PR). Conforme a coluna apurou, Vanderlan deve decidir nos próximos dias se aceita ou não o convite.
Pesquisa Serpes
É aguardada com certa ansiedade no meio político a divulgação da primeira pesquisa do Instituto Serpes, no Jornal O Popular, mostrando as tendências iniciais da disputa que se avizinha. A divulgação das pesquisas Serpes em O Popular já virou tradição na história das eleições em Goiás.
União possível
Politicamente ligado ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o ex-prefeito de Bom Jardim, Nailton Oliveira (MDB), avalia que ainda não está totalmente descartada a possibilidade de haver união dos partidos de oposição no Estado, para as próximas eleições. Daqui até julho, época de realização das convenções, segundo ele, ainda falta um bom tempo.
Reconhecimento à competência
Justiça se faça ao jornalista João Bosco Bittencourt, pela reviravolta implantada na programação da TV Brasil Central, desde que assumiu a presidência da Agência Brasil Central (ABC), no início de fevereiro. João Bosco (foto) escancarou o acesso à programação da emissora, à todas as correntes políticas no Estado. Já se fala até que o senador Ronaldo Caiado, pré-candidato do DEM ao governo, foi ou será convidado em breve, para uma entrevista ao vivo no Roda de Entrevistas, principal programa do gênero da emissora. Se havia a intenção de alguém em prejudicar João Bosco, transferindo-o para um posto geograficamente mais distante do centro nervoso do poder estadual, errou, porque o que fizeram com a iniciativa foi lhe dar a oportunidade de mostrar sua grande capacidade de trabalho. Que ele possa continuar assim, depois de 7 de abril.
Fotos: Reprodução da Internet
Texto: Divino Olávio