PRP e MDB próximos de consolidar aliança
Nos bastidores, o staff do pré-candidato Daniel Vilela (MDB) já dá como praticamente certo a aliança do seu partido com o PRP do marqueteiro Jorcelino Braga, no qual é filiado o vereador Jorge Kajuru.
Conforme a coluna foi informada, estão bastante adiantadas as conversas entre os dois partidos. Caso seja confirmada essa aliança MDB-PRP, Kajuru deverá ser candidato a uma das vagas de senador, o que não constitui nenhum problema, visto que o partido de Daniel ainda não tem nenhum candidato ao Senado. Nessa hipótese, o vereador e o prefeito Iris Rezende voltarão a se reconciliar politicamente, tendo em vista que pelo menos irão frequentar o mesmo palanque, já que o prefeito já disse que apoia o candidato do seu partido, para o governo do Estado.
Hidrolândia
O vice-prefeito de Hidrolândia, Cassimiro Neto, acaba de ser conduzido à presidência da nova Comissão Provisória Municipal do Democrata no município. Homem de confiança hoje do senador Ronaldo Caiado na cidade, Cassimiro pode ser a novidade na sucessão do atual prefeito, Paulo Resende, em 2020.
Por pouco
Por questão de segundos não ocorreu um mal-estar provocado por um encontro cara a cara entre o senador Ronaldo Caiado (DEM) e o presidente da AGM, Paulo Resende (hoje PSDB), terça-feira passada, na Sacaria. Os dois já foram aliados incondicionais até o final de 2016, quando Paulo Resende decidiu aderir ao PSDB de Marconi Perillo, como condição para ganhar o apoio à sua eleição para presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM). Caiado, naturalmente, se sentiu traído pelo gesto do amigo (?).
Reunião na lanchonete
Acompanhado do senador Wilder Morais, do seu partido, o pré-candidato do DEM ao governo, Ronaldo Caiado, tomou café com o deputado Iso Moreira, terça-feira na Sacaria. Caiado ligou do avião para o parlamentar minutos antes de pousar em Goiânia, vindo de Brasília, para pedir um encontro com o deputado. Iso Moreira, que já tomava café no local com dois amigos empresários, perguntou ao senador aonde poderia ser feita a reunião, quando para sua surpresa, o senador respondeu que seria ali mesmo naquele estabelecimento comercial. O pré-candidato chegou ao local poucos minutos depois.
A novidade
As paredes do Palácio Pedro Ludovico ostentam importante novidade, desde a manhã dessa segunda-feira. Trata-se da foto oficial do novo governador e pré-candidato do PSDB à reeleição, Zé Eliton. Possivelmente tom amarelado pelo decorrer dos últimos 20 anos de exercício de poder político no Estado, as fotos do agora ex-governador Marconi Perillo foram substituídas pelas de Zé Eliton.
Remédio errado
A contratação de pesquisas de conceito duvidoso, que diferem demasiadamente dos demais, e sem nenhuma explicação convincente para tal, que força salto repentinamente do candidato contratante do levantamento, jogando outros para baixo sem apresentar a metodologia confiável, pode expor o próprio cliente a uma grande encrenca. O risco é o de o candidato que eventualmente tenha ficado em desvantagem no levantamento, desistir de concorrer e, aí sim, decidir por antecipação a disputa, com o desfecho desfavorável ao próprio cliente. É o mesmo que fazer uso de um remédio que, ao invés de curar o paciente mata-o. Sem contar o risco do próprio pesquisador se contagiar pelo “veneno”.
Boa iniciativa
Esclarecedora a entrevista do diretor do Instituto Serpes, professor Antônio Lourenzo, aos jornalistas Jakson Abrão e Fabiana Pulcineli, no dia nove desse mês. Não é prudente para a empresa e não e bom para Goiás permitir o surgimento de situações que coloquem qualquer dúvida acerca da credibilidade de um dos maiores institutos do gênero, perante a opinião pública.
Pessimismo
O deputado Lissauer Vieira (PSB) “está com a base”, mas não tem nenhuma dificuldade de saltar do barco, segundo um amigo próximo do parlamentar. Grande produtor de soja no município de Rio Verde, Lissauer, conforme consta de um áudio que circulou nas redes na semana passada, gravado supostamente com uma voz em uma reunião com apoiadores, chegou a comemorar as especulações de uma possível indicação do deputado federal Heuler Cruvinel (PP), para vice de Zé Eliton. Mas em seguida previu que o tucano “não vai ganhar a eleição”.
Tesouradas
Os prefeitos Adib Elias (Catalão) e Ernesto Roler (Formosa), ambos do MDB, estiveram ontem à tarde na Barbearia New Star, na Praça Tamandaré, para se submeterem às “tesouradas” do cabeleireiro Ruimar Ferreira.
Joaquim Barbosa com Lula
Segundo uma fonte próxima do Instituto Lula informou à coluna, o ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, provável candidato do PSB à Presidência da República, telefonou para a assessoria de Lula, para manifestar o desejo de visitá-lo na prisão, em Curitiba. A visita deve ocorrer provavelmente nessa sexta-feira.
Ciro também
O gesto se repetirá dentro de mais alguns dias com a visita do pré-candidato do PDT à sucessão do presidente Michel Temer, também ligou pedindo para agendar visita ao ex-presidente.
Vilmar e Caiado derrubam muros
Dando sequência ao que prometeu antes de deixar a Secima, no começo do ano, que conversaria com todos os partidos sobre sucessão estadual, o presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha, se encontrou semana passada com o presidente e pré-candidato do DEM ao governo do Estado, senador Ronaldo Caiado.
O encontro foi durante um jantar na terça-feira, do qual participou também o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Segundo Vilmar, eles fizeram uma avaliação superficial do quadro nacional e também do estadual, mas sem se aprofundar em nenhum deles. Foi a primeira vez que Vilmar e Caiado se encontraram, depois de vários anos. Enfim, depois de vários anos da queda do muro de Berlim, Vilmar e Caiado decidiram “derrubar os muros” que havia dentro deles. Conforme disse Vilmar à coluna, o próximo encontro deverá ser com o atual governador e pré-candidato do PSDB à reeleição, Zé Eliton.
Fotos: Divulgação
Texto: Divino Olávio