Zé Eliton atinge dois dígitos e assume 2º lugar na disputa pelo governo, diz Serpes
“Ufa, até que enfim”, a frase foi dita por vários assessores do “tempo novo” nessa segunda-feira, em referência aos três suados pontinhos obtidos pelo governador e pré-candidato à reeleição, Zé Eliton, na pesquisa Serpes divulgada nesse domingo, no Jornal O Popular. Demorou e como demorou?, não importa. O que importa é que Zé Eliton entrou finalmente para a casa dos dois dígitos, raspando a trave, mas entrou. E comemoração foi o que não faltou. Os três pontinhos foram compartilhados nas redes comemorados como se fossem 20. Passar para a militância a sensação de que vai ganhar a eleição. Aliás, há uma curiosidade interessante em se tratando de campanha eleitoral: quando o candidato está empacado nas pesquisas, você espalha a sensação junto da militância, de que vai ganhar a eleição, diante de cada fato, ou factoide que acontece. Quando for a campanha do candidato que está em primeiro lugar, espalha-se o pessimismo, para mostrar à militância que é preciso trabalhar muito até o dia da eleição, para que seja confirmada a vitória. A estratégia de comunicação, nesse caso, visa impedir que a turma se acomode, achando que a eleição já está ganha. Mas no caso de Zé Eliton, ontem, o clima já era de candidato que está preste a vencer. Mas para isso, tem que intensificar o ritmo. O candidato Ronaldo Caiado (DEM) se mantém em posição privilegiada do primeiro lugar, com 1,7 pontos a menos. Já Daniel Vilela (MDB) perdeu 0,8 pontos nessa pesquisa em relação a anterior e vê coloca sua pré-candidatura entrar numa situação delicada, politicamente falando. Será difícil sustentá-la, se conseguir partidos de boa expressão para se aliar com o MDB.
Se a pesquisa foi boa para Zé Eliton e para a professora Kátia, do PT, já não se pode dizer o mesmo para os pré-candidatos a senador, Marconi Perillo (PSDB) e Demóstenes Torres (PTB), que viram os seus índices oscilarem negativamente, porém dentro da margem de erro da pesquisa. A senadora Lúcia perdeu menos mas também oscilou um pontinho para baixo.
Não gostou
Quem não gostou nada dos números da pesquisa Serpes, divulgada nesse domingo em O Popular, foi o prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB), por causa do fraco desempenho do pré-candidato Daniel Vilela que, ao invés de crescer, recuou 0,8 pontos em relação à pesquisa do mesmo instituto em abril.
Iris preocupado
Iris, segundo um amigo do emedebista, andou telefonando para algumas pessoas no domingo, manifestando preocupação com a situação do MDB diante das perspectivas (ou falta delas?) apontadas na pesquisa do Instituto Serpes. Pelo menos para um dos seus interlocutores, Iris teria lançado a indagação sobre qual fato Daniel tem previsto, para reverter o quadro desfavorável de sua candidatura e do MDB, nesses pouco mais de 30 dias que faltam para o início das convenções partidárias.
Telefone difícil
Iris Rezende, por sua vez, estaria com certa dificuldade de conversar ao telefone com o ex-governador Maguito Vilela, pai de Daniel. É que o celular de Maguito estaria dando sinal de ocupado, ou trocado de número, porque conforme a coluna ouviu no fim de semana, o prefeito não tem sido bem sucedido nas tentativas de se contatar com o ex-prefeito de Aparecida.
Telefone ocupado
Há sinais no ar de que Iris Rezende estaria pretendendo falar com Maguito, possivelmente sobre uma possível retomada das conversas sobre eventual aliança MDB – DEM, para a eleição do senador Ronaldo Caiado para governador. Mas como o próprio Maguito já andou insinuando simpatia à tese de aliança do seu partido com o PSDB de Marconi Perillo, não seria surpresa se o telefone de Maguito continuar ocupado, pelo menos até o dia 5 de agosto.
Questionamento
O diretório estadual do MDB requereu nessa segunda-feira (11), junto ao presidente do TER-GO, os questionários respondidos da pesquisa realizada pelo Instituto Serpes, divulgada nesse domingo no Jornal O Popular. A iniciativa foi motivada no fato de o próprio instituto ter reconhecido a existência de erros na coleta e configuração dos dados nos cenários 1 e 2 da pesquisa para senador.
Otimismo no PT
O clima ontem era de otimismo entre os líderes petistas, com o resultado da pesquisa do Instituto Serpes, que mostrou crescimento da candidata do partido ao governo, professora Kátia Maria. O deputado Luís Cesar Bueno, um dos candidatos a senador, acredita que a candidata ultrapasse Daniel Vilela (MDB) já a partir da próxima pesquisa. A diferença entre eles caiu para um ponto apenas.
João no palanque
Feliz com o apoio expressivo que vem tendo no segmento religioso, o senador Ronaldo Caiado ouviu do médium João de Deus, há poucos dias a intenção de ir com ele para o palanque para lhe recomendar o voto. Essa coluna já havia publicado a informação sobre o voto do médium para governador.
Apoio ao debate
O presidente do PSD estadual, Vilmar Rocha, recebeu manifestação de apoio do presidente da Câmara Municipal de Campo Alegre, vereador Mauricinho, pela propositura de ampliação do leque de lideranças a serem ouvidas sobre qual candidato apoiar para governador. “Muito boa essa atitude do nosso presidente Vilmar Rocha, de ouvir e debater com todos nós sobre a aliança futura do PSD. Todos os filiados do partido, presidente, vereadores, vice-prefeitos foram eleitos e colocados por nós, para o exercício dos seus cargos”, disse Mauricinho.
Iris com Caiado
O prefeito Iris Rezende e o senador Ronaldo Caiado conversaram por um bom tempo, durante encontro reservado na última sexta-feira. Não foi divulgado ainda o teor da conversa mantida entre eles. O que se sabe por enquanto é que Iris e Caiado se tornaram bons amigos.
Esteio catalano
Luiz Sampaio, o catalano pré-candidato a deputado estadual pela Democracia Cristã (DC), diz que continua “firme e forte, pronto para o que der e vier” (como diz um de seus slogans). Ele tem sido um dos esteios da frente Unidos para Mudar Goiás e responsável pelas transmissões de todos os eventos em apoio à pré-candidatura ao Governo do senador Ronaldo Caiado.
De primeira hora
“Sou Caiado de primeira hora. Não embarquei com o trem andando, não sou oportunista. Sou, sim, foguista, colocando lenha na locomotiva desde o começo”, diz Luiz Sampaio, animado com o resultado dos seus périplos pela Estrada de Ferro e demais regiões do Estado.
Desistência traumática
A desistência do ex-secretário de governo, Tayrone de Martino, em favor do atual deputado estadual Francisco Júnior (PSD), por mandato na Câmara Federal, aconteceu sem que ninguém desse qualquer alarde. Entretanto, a efetivação da engenharia foi “parto difícil”, segundo a coluna foi informada. A costura contou com o envolvimento de pelo menos duas autoridades da Igreja Católica. Uma delas tinha preferência pelo nome de Francisco (foto), que acabou sendo confirmado pré-candidato, que será apoiado de expressivos segmentos da instituição. Mas só Deus sabe de todos os detalhes de como tudo aconteceu.
Clima em alto astral marca encontro entre Lúcia e Caiado
Os senadores Ronaldo Caiado (DEM) e Lúcia Vânia (PSB) conversaram por um bom tempo, no gabinete dessa última em Brasília, na quarta-feira (30.05), por volta das 16:00. Embora não tenha sido divulgado o teor da reunião, chamou a atenção dos presentes o clima em alto astral dispensado ao democrata, que chegou ao local acompanhado por dois assessores da anfitriam. Caiado foi abordado pelos assessores da senadora quando ele atendia pedidos de autógrafos, no corredor que dá acesso ao seu gabinete. A despeito do clima em tom festivo e alto astral dos assessores da senadora, dispensado ao democrata, há que se ressalvar que a data não era o aniversário de nenhum dos dois.'

Texto: Divino Olávio
Fotos: Divulgação