Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 28/10/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notícia Pura - 12 de julho de 2018

12/07/2018 às 07h00


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Caiado vai anunciar chapa hoje com Kajuru e Wilder para o Senado e Líncoln Tejota vice

O senador Ronaldo Caiado, pré-candidato do Democrata ao governo, anuncia hoje às 10:00, o vereador Jorge Kajuru (PRP) e o deputado Líncoln Tejota (Prós), respectivamente como candidatos a senador e a vice-governador em sua chapa.  A notícia do acordo que leva os dois líderes para a chapa de oposição pegou de surpresa a cúpula tucana, que acreditava que o democrata só anunciaria sua chapa mais próximo de 5 de agosto, quando encerrará o prazo para a realização das convenções. Naturalmente, que configuração da chapa não agradou nem um pouco aos tucanos, que chegaram a desenvolver um trabalho com a esperança de que Kajuru não disputasse a eleição para o Senado. O próprio Kajuru chegou a declarar que poderia concorrer vaga na Câmara Federal. O governador e pré-candidato à reeleição, José Eliton, determinou a transformação de um prédio em instalações para funcionar o Centro para tratamento de Diabéticos, uma promessa de campanha de Kajuru, em 2016. Zé Eliton ainda tentou reconciliar Kajuru e o ex-governador Marconi Perillo, estimulando um aperto de mão entre os dois, gesto que rendeu forte reação contrária nas redes do vereador.

Tejota já é visto como indutor de apoio de novos partidos para a chapa

Quanto à ascensão de Líncoln Tejota na vice, a articulação foi comandada pelo senador Wilder Morais, pré-candidato ao Senado, o prefeito de Catalão, Adib Elias, demais dissidentes do MDB e o senador Ronaldo Caiado, em reunião realizada segunda-feira, na residência do pré-candidato. A migração de Tejota para a chapa de Caiado tem tudo a ver com a forma com que foi conduzida a articulação que resultou na escolha de Lúcia Vânia, titular de uma das vagas para o Senado, na chapa da base. Líncoln defendia o nome do senador Demóstenes Torres como candidato e apostou todas as fichas no petebista. Politicamente ligado ao chamado “grupo Nion”, termo em referência ao ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz (PSDB), Lincoln Tejota já está sendo visto como provavelmente um indutor da corrida de outros partidos da base para a chapa do democrata. E esse fator deve redobrar as preocupações na base, de hoje em diante, porque certamente ele não irá sozinho. Uma cambulha de prefeitos da base deve acompanhá-lo. Ah, e tem mais, ao confirmar o deputado do Pros, há quem já diz não ter a menor dúvida de que Caiado “coloca um pé” no Tribunal de Contas do Estado, órgão de grande importância em qualquer governo.  Detalhe: o deputado Líncoln Tejota comunicou o seu novo projeto ao governador Zé Eliton pelo WhatsApp.  

Migração de prefeitos

Cerca de 15 prefeitos de partidos da base eram dados ontem como prováveis novos apoiadores da campanha de Caiado. Segundo a coluna conseguiu apurar, são na maioria administradores ligados a Tejota. A previsão é que novos prefeitos de outros partidos também deverão migrar para o apoio para a campanha do democrata, ainda nesse mês.

Grana

Aliás, vai aqui uma pergunta: até quando o governo tucano acredita que será possível manter o apoio da maioria dos prefeitos à chapa da base, diante da falta de recursos para concluir obras inacabadas Estado afora?

Até a estátua

Comentário entreouvido ontem à tarde, na antessala do Palácio das Esmeraldas, durante reunião do pré-candidato do PSDB à reeleição, Zé Eliton, dava conta de que até a Estátua das Três Raças, situada na Praça Cívica, “tremeu de susto” tamanha bronca do anfitrião para com os participantes. O motivo da reunião foi para discutir o impacto na base, causado pela composição da chapa da oposição, liderada pelo senador Ronaldo Caiado, com o vereador Jorge Kajuru candidato ao Senado, ao lado do senador Wilder Morais para o Senado, e o deputado Líncoln Tejota para vice.

Como fica?

Como é que vai ficar a situação dos pré-candidatos a deputado estadual Pros, ligados ao ex-governador tucano, Marconi Perillo, de agora em diante com a ida do partido para a base do democrata Ronaldo Caiado?

E agora?

O deputado Sérgio Bravo, de Senador Canedo e o pré-candidato Cairo Salim, grande admirador do ex-governador, são alguns exemplos de integrantes do partido de Líncoln Tejota, que a essa altura dos acontecimentos devem estar se sentindo vestidos numa autêntica saia justa.

Só entre nós

Que fique só entre nós porque tem gente por aí que não deve saber mas o fato é que o deputado federal Thiago Peixoto (PSD) não tem nenhum interesse em sair candidato a vice na chapa do tucano Zé Eliton. Não se sabe ainda se, por paixão pela ideia de se conquistar mais um mandato na Câmara Federal ou, por não estar vendo muito futuro na tese de ser vice.  Ou será por falta de confiança na vitória do Zé?

Acúmulo de erros

Em política, como em outras atividades, os erros cometidos se acumulam ao longo do tempo e podem ter consequências nefastas para quem os pratica. Veja esses dois exemplos: o rompimento das relações entre o então governador Marconi Perillo e Jorge Kajuru, entre 1999 e 2000, e a recusa em indicar Ronaldo Caiado para a vaga de candidatura ao Senado, em 2014. Caiado, na época, fechou aliança com o que acabou levando então deputado federal do DEM a se aliar ao PMDB. Hoje Kajuru é candidato a senador na oposição e o senador Ronaldo Caiado está aí causando o maior suador na base aliada.  

Má condução

E de uma articulação política mal conduzida para a escolha de candidato ao Senado pela chapa da base, que resultou na escolha da senadora Lúcia Vânia para a missão e excluindo o petebista Demóstenes Torres, o deputado Líncoln Tejota acaba de ser escolhido para compor a vice do agora candidato a governador pela oposição.

Orelhas ardendo

As orelhas do atual conselheiro Sebastião Tejota, pai do deputado Líncoln Tejota se arderam durante reunião do governador Zé Eliton com um grupo de auxiliares, para discutir a ida de Tejotinha para a vice de Caiado.

Indefinida

Há quem acredite que a candidatura de Marconi Perillo a uma das vagas para o Senado, nessa eleição, ainda não foi definida cem por cento. Acreditam esses analistas que Marconi pode optar por disputar mandato de deputado federal.

Julio minimiza

Já o deputado Julio da Retífica (PTB) minimiza o impacto da ascensão do deputado Líncoln Tejota (Pros), para a vice na chapa de Caiado. Segundo Júlio, a ida de Tejota para ser vice do DEM foi “falta de outra opção do senador Ronaldo Caiado”.

Coincidência

Coincidência ou não, o governador Zé Eliton nomeou o economista Flávio Peixoto, pai do deputado Thiago Peixoto, para o cargo de secretário de Educação nessa terça-feira, 11/7, mesma data em que saiu publicada análise nessa coluna mostrando que em tese, a direção nacional do PSD poderia optar por estimular o lançamento da candidatura do ex-deputado Vilmar Rocha ao Senado, diante do seu bom desempenho nas últimas. Ele alcançou 20,3% na pesquisa Diagnóstico/Diário da Manhã, dessa terça-feira, 11/07.  

Daniel perde apoio mas faz mistério

Mas não é só a situação que perde com o fechamento da chapa do senador Ronaldo Caiado, ao receber Jorge Kajuru como candidato ao Senado, e Líncoln Tejota vice. Com a engenharia, o emedebista Daniel Vilela (foto) perde um dos únicos pequenos partidos com que ele esperava poder contar, o PRP, ao qual é filiado o vereador Kajuru. Daniel, no entanto, faz mistério de outras siglas com as quais estaria conversando para anunciar em agosto.

Texto: Divino Olavio
Fotos: Divulgação