Empate entre Daniel e Eliton, com crescimento de Vilmar Rocha, já ameaça candidatos da base
Os números da pesquisa do Instituto Diagnóstico divulgados ontem, no Diário da Manhã, apresentam algumas situações de alto risco para a chapa da base aliada, tanto na eleição de governador quanto para o Senado. Ao mostrar o pré-candidato do PSDB à reeleição, Zé Eliton, meio ponto atrás do concorrente do MDB, Daniel Vilela, e o democrata Ronaldo Caiado disparado na frente com 39,7% das intenções, a poucos dias das convenções partidárias, alguns partidos que tinham tendência de apoiar a chapa tucana podem decidir migrar para outras alianças, pela falta de perspectiva de vitória. Isso, sem contar o risco de ficar fora de um eventual segundo turno, caso a eleição não seja decidida no primeiro turno, perdendo a posição para o concorrente do MDB. No levantamento para o Senado, embora Marconi Perillo (PSDB) e a senadora Lúcia Vânia (PSB) estejam na dianteira, o crescimento rápido de Vilmar Rocha (PSD), saltando de 13,5 para 20,3% em 30 dias, é outra ameaça à chapa da base, não apenas pela possibilidade de conquistar uma das vagas para o Senado. Ao atingir expressiva pontuação, tanto a direção nacional do PSD quanto à estadual, podem optar por lançar Vilmar candidato ao Senado a Thiago Peixoto a vice de Zé Eliton por uma chapa de oposição, como a de Ronaldo Caiado, por exemplo. Caso isso venha ocorrer, Zé Eliton perderia o tempo do PSD para a propaganda eleitoral de TV e rádio, além de tornar missão de tirar votos do primeiro colocado ainda mais difícil. Mais, senador Wilder Morais também teve crescimento acima de 50% em um mês. Uma coisa é certa: não existe eleição certa de ninguém para o Senado.
Romaria
A mansão do senador Wilder Morais (DEM), ontem à tarde, mais parecia romaria, tamanha a quantidade de lideranças políticas de vários partidos, vindas de diversos municípios, para anunciar apoio às pré-candidaturas dos de Ronaldo Caiado e à reeleição, do senador Wilder Morais, ambos do Democrata.
Jussara
Dentre as lideranças que anunciaram apoio aos pré-candidatos Ronaldo Caiado e Wilder Morais, nessa segunda-feira, destaque para os vereadores da cidade de Jussara, Itamar de Castro (MDB)), e Wanderson Moreira (PSDB), esse último é o presidente da Câmara de Vereadores.
Mudanças em Rubiataba
Em Rubiataba, no Vale do São Patrício, metade dos membros do diretório tucano local também já trabalha em prol da campanha de Caiado. Nesse domingo, lideranças de vários municípios da região Nordeste também anunciaram o apoio aos pré-candidatos democratas.
Chutando latas
Quem anda “chutando latas” pelas ruas ultimamente, de tanta felicidade, é o pré-candidato Daniel Vilela (MDB), não pelo desempenho que naturalmente ele gostaria de ter alcançado nas pesquisas, mas por ocupar a segunda posição no ranking dos governadoriáveis em algumas pesquisas. Na do Diagnóstico, divulgada ontem no Diário da Manhã, Daniel está meio ponto à frente de Zé Eliton (PSDB).
Livre e solto
Recém-saído de uma incômoda investigação na Lava Jato, mas agora com atestado de idoneidade assinado pelo ministro Dias Tófole (STF), Daniel Vilela até que tem feito muito nessa pré-campanha, se considerar que ele não tem o apoio nem do seu próprio partido, por inteiro, o MDB. Mesmo sem nenhuma máquina estatal na mão, ou de grandes partidos, Daniel tem conseguido se manter num patamar ora acima, ora empatado com o tucano Zé Eliton em quase todas as pesquisas eleitorais divulgadas até agora.
Cuidados redobrados
Agora, Zé Eliton, sim, esse precisa se cercar de todos os cuidados, para não permitir que Daniel lhe jogue “poeira nos olhos”, ultrapassando-o por distância a perder de vista, ao ponto de não conseguir mais alcança-lo. Um desses cuidados é no sentido de não perder nenhum dos partidos da base para os concorrentes, a exemplo do PP para o MDB, como dizem ser desejo do presidente Michel Temer.
Agenda das eleições
Com a volta pra casa da Seleção Brasileira na sexta-feira, a agenda das eleições volta à normalidade a partir de agora, com os partidos passando a se dedicar às articulações, com vista formação das alianças. E pelas primeiras evidências, o PSDB é o partido mais apressado em concluir a montagem das chapas da base aliada, tanto majoritária quanto proporcional, ambas prometendo gerar muitas insatisfações entre os pré-candidatos.
Mago no radar
De acordo com comentário ouvido numa animada roda de políticos e assessores no fim de semana, o publicitário Ademir Lima, também conhecido como “Mago”, entrou no radar da alta cúpula da campanha do tucano Zé Eliton. Contratado como consultor político do atual governador e pré-candidato à reeleição, Ademir estaria sendo apontado como o maior responsável pelo rompimento de um destacado jornalista com o tucano.
Temor
Ainda que não o façam publicamente, governistas estariam preocupados com as dimensões do estrago que vem sendo provocado diariamente, na imagem do governo e do próprio Zé Eliton. Alguns palacianos sondados pela coluna não escondem o temor de que Zé Eliton sofra grandes prejuízos eleitorais, por conta dos tais questionamentos do comunicador.
Ibope vem aí
Está sendo aguardada para os próximos dias a divulgação de uma pesquisa do Instituto Ibope, sobre intenção de votos para governador e Senado. De acordo com o registro feito no TSE, instituto iniciou o trabalho de campo da pesquisa no último sábado, 7 e vai até dia 12, quinta-feira. A pesquisa foi contratada pela Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado, Adial.
Jovair magoado
A forma com que foi conduzido processo de anúncio da senadora Lúcia Vânia (PSB), como titular de uma das vagas de candidatura ao Senado, pela cúpula tucana, não agradou nem um pouco o deputado Jovair Arantes, presidente estadual do PTB, que reivindicava a vaga para o procurador Demóstenes Torres. Jovair ainda não engoliu a forma considerada pouco amistosa usada pelos interlocutores tucanos.
Conversas
Aborrecido pela forma com que foi conduzida escolha da senadora Lúcia Vânia (PSB), como candidata à reeleição na segunda vaga na chapa da base aliada, o partido de Jovair Arantes e Demóstenes Torres pode abrir conversações nos próximos dias com o MDB de Daniel e Maguito Vilela e com o PT, de Lula e Kátia Maria. E segundo um petista, se o partido se dispuser a compor com a sigla, será muito bem recebido. A velha amizade entre Lula e Jovair exerce grande peso numa eventual articulação nesse sentido.
Adesões
Conversas sobre adesão de lideranças tucanas à campanha do democrata Ronaldo Caiado estão sendo coordenadas pelo prefeito de Formosa, Ernesto Roller (MDB). Ex-deputado estadual pelo partido de Marconi Perillo, Roller conhece bem as lideranças do partido no interior ocorrendo em vários municípios, um deles é Rubiataba, no Vale do São Patrício, onde metade da turma do 45 já apoia o democrata.
Resultados da pesquisa estimulada do Instituto Diagnóstico/Diário da manhã, publica ontem para governador
Ronaldo Caiado.........39,7
Daniel Vilela...............9,5
Zé Eliton......................9,0
Wesley Garcia.............3,1
Kátia Maria.................2,2
Edson Braz..................2,1
Não sabe/
Não avaliou...........13,9
Pesquisa estimulada para o Senado - Diagnóstico/Diário da Manhã
Marconi Perillo........25,7
Lúcia Vânia..............22,7
Jorge Kajuru..............21,3
Vilmar Rocha............20,3
Demóstenes Torres....11,5
Wilder Morais.............9,4
Luís César Bueno.......5,4
Agenor Mariano.........5,2
Pedro Chaves..............4,8
Fabrício Rosa..............3,2
Nulo/branco................7,0
Não sabe.....................4,1
