
“Serei candidato a senador”, diz senador Demóstenes Torres
Exibindo uma liminar obtida no Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe permite disputar a eleição, o senador cassado, Demóstenes Torres, espera agora a confirmação da mesma na segunda turma do Supremo, para levar em frente a sua candidatura ao Senado. Mais, diz que o seu projeto é disputar eleição de senador pela base aliada, conglomerado de partidos do qual faz parte também o seu partido, o PTB.
Veja a seguir os detalhes dessas e outras questões, nesta mini entrevista à coluna:
- O senhor está convicto de que haverá a confirmação pelo STF, da liminar que autoriza o senhor a sair candidato a senador, na eleição desse ano?
Sim. O Supremo apenas confirmou o que ele mesmo, o Tribunal de Justiça de Goiás e a Justiça Federal de Goiás já haviam decidido: sou inocente. Fui a primeira vítima de fake news, mas graças a Deus sobrevivi ao massacre contra a minha honra. Por isso serei candidato, para continuar o trabalho que vinha fazendo em favor de Goiás no Senado.
- Caso o senhor obtenha a confirmação da liminar dentro do prazo hábil o senhor pretende sair candidato a senador nesse ano?
Serei candidato a senador.
- Seria pela base aliada ou por outra frente política?
Nós, do PTB, já anunciamos apoio à candidatura de Zé Eliton e, no dia 14 deste mês, em Itumbiara, vamos sacramentar a decisão
- Como avalia a forte reação na mídia no fim de semana, à decisão do ministro Dias Tófoli em conceder a liminar que autoriza o senhor a concorrer?
Amigo Divino, eu passei seis anos apanhando sem me defender. Falaram de mim todo tipo de absurdo e não deram atenção quando o mais respeitado perito forense do Brasil, Joel Ribeiro, disse ter encontrado fraudes em todos os trechos dos áudios que analisou. Divino, fui seguido durante dez anos pelos maiores órgãos de investigação do Brasil. E nada se descobriu que me incriminasse. Dizem que fui inocentado porque as 250 mil horas de gravações clandestinas foram invalidadas. Mas não foi só por isso. Enfrentei as acusações no mérito e rebati ponto por ponto. Inverteram o ônus da prova e mesmo assim provei que era e sou inocente. Infelizmente, meu amigo, [os críticos, a mídia] acusam na capa e noticiam a absolvição no rodapé de uma página esquecida.
- E quanto ao pedido de cassação da liminar pela procuradora-geral da republica?
É normal que a PGR recorra. Recorreu nas outras vezes em que fui absolvido e o STF manteve suas decisões. É o que vai ocorrer novamente. Se Deus quiser.
Wilder se filiar hoje no DEM
Senador Wilder Morais assina ficha de filiação ao DEM hoje às 9 horas, no Castro’s Park Hotel, juntamente com o deputado estadual Iso Moreira. O evento contará com a presença do pré-candidato do Democrata, senador Ronaldo Caiado. Wilder era o PP até uma semana atrás, partido do qual foi presidente da Comissão Provisória Estadual. Iso Moreira deixou o PSDB, porém, já informou a Caiado que, embora o apoie para governador, um dos seus candidatos a senador será o tucano Marconi Perillo.
Outras filiações
Na ocasião haverá filiações também de outros pretensos candidatos a deputado, segundo informou a assessoria do pré-candidato Ronaldo Caiado.
Faltam nomes
Com reduzido número de nomes para compor a chapa de deputado federal, o MDB, segundo um destacado membro do Diretório do partido, está com dificuldades para encontrar nomes competitivos para preencher as duas vagas de candidatos ao Senado. O ex-vice-prefeito de Goiânia na administração anterior, Agenor Mariano, já entregou o cargo que ocupava na equipe do prefeito Iris Rezende, para ficar de stand by para a eventualidade de o partido precisar que ele seja candidato a uma das vagas de senador.
Só um
Só existe uma pessoa hoje com capacidade de convencer o ainda vice-governador e pré-candidato do PSDB à sucessão estadual, Zé Eliton, a desistir, em tese, de se candidatar ao governo: “O próprio Zé Eliton e mais ninguém”. A análise é de um atento profissional de comunicação, que acompanha com frequência as viagens do governador Estado afora.
Maior votação
Ainda segundo esse mesmo profissional de comunicação, Marconi Perillo obterá a “maior votação” de sua história para o Senado.
Tucanos com Adib e Caiado
A administração do atual prefeito de Catalão, Catalão, Adib Elias (MDB), parece corresponder às expectativas do povo catalano. Demonstração nesse sentido é que até a oposição dá sinais de se render à atual administração. Há poucos dias alguns membros do Diretório do PSDB local decidiram passar a apoiar a administração do emedebista. Um deles é o economista com mestrado na USP, Mauro Fayad. Os ex-tucanos que passaram apoiar Adib anunciaram que acompanham o prefeito também no apoio ao democrata Ronaldo Caiado, para o governo.
Impacto pequeno
Entretanto, o presidente do PSDB local, Joel Fernandes, procurou minimizar o impacto das adesões e disse que, do ponto de vista político, elas não têm tanto peso assim. Segundo Joel, apesar da batida em retirada de alguns tucanos, o PSDB “continua firme na oposição” à administração do prefeito Adib Elias.
Falta de informação
A falta, ou pouca informação, sobre a real situação do surto do vírus H1N1 no Estado está levando à situação de pânico em muitas pessoas. Se o quadro já era preocupante até a semana passada, piorou muito com a morte do médico do Hospital Materno Infantil, no fim de semana, com suspeita de ter contraído o vírus. Percebe-se o crescimento do número de mensagens circulando nas redes sociais, com informações de leigos sobre o assunto, o que tende a ampliar o pânico.
De volta ao batente
O radialista Jerônimo Rodrigues se recupera bem do tratamento de saúde a que vem se dedicando desde o ano passado, e deve retomar em breve as suas atividades na Rádio Mil FM, tanto no microfone, como apresentador do matinal Falando Francamente, quanto às de gestor da empresa.
Aposentadoria
O conselheiro Sebastião Caroço, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), protocolou ontem na Corte o seu pedido de aposentadoria. Para a vaga, será indicado o atual secretário de Articulação Política, Sérgio Cardoso, cunhado do governador Marconi Perillo. A votação do novo integrante do TCM deverá ocorrer na próxima semana. Sérgio Cardoso, para quem não sabe, é casado com uma irmã de Marconi Perillo.
Filiação de Caroço
Ex-prefeito de Formosa por dois mandatos consecutivos e ex-deputado estadual, também por dois mandatos, Tião Caroço, como é mais conhecido, vai se filiar a um partido até sexta-feira, pelo qual sairá candidato novamente a deputado estadual. Até ontem à noite ele estava indeciso entre o PP, seu antigo partido, e o PSDB, com maior probabilidade para esse último.
Fotos: Reprodução da Internet
Texto: Divino Olávio