Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 27/10/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notíci@ Pura - 23 de agosto de 2018

23/08/2018 às 08h00


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

 

Caiado continua em 1º com larga vantagem, Zé Eliton e Daniel  Vilela brigam pela 2ª posição, diz pesquisa

O candidato do Democrata Ronaldo Caiado continua na liderança da corrida rumo ao Palácio das Esmeraldas, com 38,2% das intenções de voto, segundo a terceira rodada da pesquisa do Instituto Grupon, publicada na edição de hoje do Jornal Diário da Manhã . O tucano Zé Eliton e  Daniel Vilela (MDB) se mantêm na disputa acirrada pela segunda posição, com diferença de apenas 1,7% de vantagem para o tucano, que aparece no levantamento com 11,7% das intenções, contra 10% do emedebista. Entre os três primeiros colocados, na comparação com a segunda rodada publicada em julho, apenas Daniel Vilela oscilou negativamente ao descer de 10,3% para 10% agora. Caiado oscilou positivamente 0,8 ponto percentual ao passar de 37,6% na pesquisa anterior para 38,2 na de hoje. Zé Eliton, ao subir de 1,2 pontos percentuais ao sair de 10,5% para 11,7%, na de agora, na pesquisa estimulada – aquela em que é apresentada uma cartela ao entrevistado, com os nomes de todos os candidatos para que escolha um.

Caiado venceria Zé ou Daniel no 2º turno

Na simulação de 2º turno, na hipótese de a eleição não ser decidida no primeiro, em 7 de outubro,  na disputa entre os candidatos Ronaldo Caiado e Zé Eliton, o democrata seria eleito com 52,7% contra 24,7% de Zé Eliton, segundo o Grupon. Caso a disputa fosse entre Caiado e Daniel Vilela, o senador do DEM seria eleito com 55,7% contra 20,1%.

Zé Eliton é o mais rejeitado

No quesito rejeição, os três primeiros colocados na lista decrescente são José Eliton (PSDB) 43,8%; Kátia Maria (PT), com 41,1% e Daniel Vilela (MDB), com 38,5%. Ronaldo Caiado (DEM) é o quinto colocado nessa tabela, com 35,1%.  (Veja abaixo as listas completas dos nomes dos candidatos, com os seus respectivos números).

Lúcia é 1ª e Marconi, o 2º para o Senado

Na disputa pelas duas vagas para o Senado, Lúcia Vânia (PSB) aparece em 1º lugar, com 33,1%;  Marconi Perillo (PSDB), 30,5%; Vanderlan Cardoso (PP), 24% e Kajuru (PRP), 19,4%. Wilder Morais (DEM) e Luís Cesar (PT) estão empatados com 4,6% . (Veja abaixo a lista completa).

Dados da pesquisa

A terceira rodada da pesquisa Grupon foi realizada no período de 16 a 19 de agosto e ouviu 861 pessoas em 41 municípios e foi registrada na Justiça Eleitoral.

 Veja as listas de todos os candidatos, com os respectivos percentuais atribuídos pela pesquisa Grupon.

Governador - estimulada

Ronaldo Caiado.................38,2%
José Eliton.........................11,7
Daniel Vilela......................10%
Kátia Maria.......................5,1%
Alda Lúcia..........................1,2%
Marcelo Lira......................1,2%
Wesley Garcia...................0,9%
Não avaliou/Indecisos.......13,9%
Branco/nulos......................17,8%

2º turno /simulação 1

Ronaldo Caiado ............52,7%
José Eliton......................24,7%
Não avaliou/indecisos.....8,9%
Brancos/nulos.................13,6% 

Simulação 2

Ronaldo Caiado.............55,7%
Daniel Vilela..................20,1%
Não avaliou/indecisos.....8,8%
Branco/nulo....................15,3%

 Simulação 3

José Eliton.........................33,4%
Daniel Vilela......................27,4%
Não avaliou/ind................13,4%
Branco/nulos.....................24,9% 

Rejeição para governador

José Eliton.......................43,8%
Kátia Maria......................41,1%
Daniel Vilela.....................38,5%
Wesley Garcia..................36,5%
Ronaldo Caiado.................35,1%
Marcelo Lira.......................33,7%
Ana Lúcia...........................33,9%
Pode vota em todos..........16,9%

 Senado – duas vagas

Lúcia Vânia...........................33,1
Marconi Perillo....................30,5
Vanderlan...........................24%
Kajuru................................19,4%
Wilder Morais....................4,6%
Luís César Bueno..............4,6%
Magda Borges.................4,1%
Fabrício Rosa..................2,8
Santana Pires..................2,2
Celi Sanches...................2,1
Agenor Mariano...........1,7%
Alessandro Aquino......1,5%
Indecisos.....................49,0
Brancos/nulos.............20,2%

Presidente da República - estimulada

Lula........................33,3
Bolsonaro..............26,9
Marina ...............5,6%
Ciro Gomes........4,9%
Geraldo Alckmin.....3,8%
Henrique Meirelles......3,7%
Não sabe/não avaliou.......6,7%
Branco/nulo................9,8%

Celebridade

Candidato a senador na chapa de Ronaldo Caiado (DEM), o vereador Jorge Kajuru (PRP) é a grande celebridade nos eventos da campanha por onde ele passa. Alguns candidatos a cargos proporcionais que também participam dos eventos como reuniões e caminhadas, estão boquiabertos com a enorme quantidade de pessoas que se aproximam do vereador-radialista, seja para troca de abraços, aperto de mãos ou uma selfie, claro que não poderiam faltar as tradicionais famigeradas selfies. Sem contar que ele vem sendo entusiasticamente aplaudido em seus discursos. 

Assembleia

Ainda é cedo para se falar sobre quem será eleito próximo presidente da Assembleia Legislativa, pois ainda tem que aguardar a eleição dos deputados e também do próximo governador. Entretanto, na hipótese de vir a ser o democrata Ronaldo Caiado, três nomes deverão compor a lista dos prováveis candidatos, caso sejam reeleitos: Álvaro Guimarães (PR), Lívio Luciano (Podemos) e Iso Moreira (DEM).

Preocupação

O tom, digamos pouco amistoso, que o ex-governador Marconi Perillo vem adotando ao conceder a emissoras der TV e rádio no interior do Estado, tem sido motivo de preocupação de álbuns observadores da campanha da situação. Principalmente quando provocado acerca de alguma ação ou ato de campanha do democrata. A preocupação desses observadores, conforme a coluna conseguiu apurar, decorre do fato de Caiado estar adotando postura inversa à de Perillo, ou seja, calmo como se tivesse tomado “chá de flores de laranjeira.”

 

Candidato do MDB desiste de concorrer

Alegando ter sido “traído”, sem dizer por quem, o economista Valdei Pimenta desistiu da candidatura a deputado federal pelo MDB. Secretário-geral do diretório metropolitano do partido, Valdei foi diretor dos Correios em Goiás e superintendente da antiga Fumdec, na administração do prefeito Nion Albernaz, em Goiânia. Também contabilista pós-graduado em auditorias, Valdei Pimenta é um dos nomes mais preparados que tinha no rol de candidatos do MDB para essa eleição. Em uma nota encaminhada à coluna, Valdei Pimenta alegou também questões de ordem familiar, para adiar o projeto de tentar se eleger para a Câmara Federal.   

Desistência

Para o deputado José Nelto (Podemos), diante da falta de novidades na campanha de governador, a de senador está despertando mais emoção. Segundo ele, a probabilidade de vitória de candidatos da oposição para as duas vagas no Senado se torna real a cada dia que passa.

Confiança

Mas do lado da situação, os apoiadores de Marconi Perillo e Lúcia Vânia continuam demonstrando confiança de que sairão vencedores nessa disputa. Pelo menos aparentemente, embora seja também possível notar que essa convicção já foi maior.

 Eleição de Balestra fora da aliança do PP

Aliado de primeira hora do “tempo novo” desde a primeira eleição de Marconi Perillo ao governo, em 1998, o deputado Roberto Balestra concorre agora pela segunda vez, descolado da coligação do seu partido, o PP. A primeira foi em 2010, quando o PP decidiu se coligar com o PR, que lançou Vanderlan Cardoso como candidato a governador. Para essa eleição, por exigência do presidente Michel Temer, e com o consentimento de Marconi Perillo e Zé Eliton, o PP se coligou com o MDB para apoiar a candidatura de Daniel Vilela ao governo.  

Balestra e Marconi

Político de brio, Roberto Balestra rompeu com o PP em 2010, para manter a lealdade a Marconi Perillo. Porém, recebeu moção de solidariedade e o apoio de mais de 100 prefeitos. O fim dessa história todo mundo conhece: Balestra foi reeleito e Marconi, eleito, com votações consideradas excelentes, na época. Naquela ocasião, o então prefeito de Piracanjuba, Ricardo de Pina, liderou a mobilização dos prefeitos pró-Balestra e Marconi.

Longe do MDB

Moral da histórica, ainda não será dessa vez que o marrento e brioso deputado Roberto Balestra causará desgosto à dona Garcita Balestra, sua estimada mãezinha, subindo em palanque do MDB principalmente em Inhumas. Aos 96 anos e filiada à antiga UDN desde ainda muito nova, dona Garcita Balestra sempre acompanhou o filho Roberto em solenidades e eventos políticos em geral. E sempre que tem oportunidade, ela ainda faz discursos nos eventos de que participa.     

Imagens: Reprodução/Diário da Manhã