FATOS NEGATIVOS AUMENTAM RISCO DAELEIÇÃO DE MARCONI PARA O SENADO
Diferentemente do que ocorreu em campanhas, quando acontecia uma série de fatos que contribuíam e lhe fortaleciam ainda mais, em início de campanha, dessa vez as coisas que estão acontecendo na campanha de Marconi Perillo, para o Senado, são negativas, com potencial para lhe tirar muitos votos, se não houver uma boa comunicação desses fatos, pode haver risco de complicações. São basicamente duas questões, ocorridas nesses últimos 30 dias, na esfera do Judiciário: o acolhimento de denúncia de fatos originados ainda na operação Monte Carlos, e essa última, a de denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual, pela acusação de ter desviado R$ 2 bilhões, de recursos carimbados que eram destinados à Educação. Esses fatos somados ao seu alto índice de rejeição e ao fraco desempenho do candidato a governador da chapa do PSDB, seu partido, contribuem para a sua perda de votos. Em que pese o fato de ser um político de muita visão e de muita experiência, há uma série de fatos que podem se tornar fatores complicadores com potencial de aumentar em muito os riscos de sua eleição.
COORDENADOR TUCANOAPOIA CANDIDATO DO DEM
A coluna acaba de ser informada de que um coordenador da campanha de Zé Eliton (governador), e de Marconi Perillo (senador), passou a apoiar a candidatura à reeleição do senador Wilder Morais (DEM). Trata-se de ninguém menos que o presidente da AGM, e também prefeito de Hidrolândia, Paulo Resende, Paulinho (PSDB). Reeleito prefeito pelo DEM em 2016, Paulinho trocou o partido de Caiado e Wilder Morais, pelo PSDB de Marconi e Zé Eliton, para receber o apoio dos tucanos à sua eleição na AGM. Até agora nome de confiança de Perillo e Zé, Paulinho foi designado “coordenador” da campanha tucana junto aos prefeitos e lideranças. Mas com a decisão de apoiar Wilder Morais, fica a dúvida se Paulinho já não estaria tentando abrir caminho de volta para o DEM e reaproximação com o candidato Ronaldo Caiado. O tempo dirá.
APOIOS
O deputado José Nelto (Podemos) vem recebendo apoios de diretórios de diversos partidos nessa reta final da campanha, mas principalmente do MDB. Com o crescimento do volume da campanha como vem ocorrendo, Zé Nelto já vem sendo apontado em várias listas como um dos bem votados na eleição para a Câmara Federal.
ASSEMBLEIA
Para a Assembleia Legislativa, também há listas de candidatos com previsão de serem bem votados nessa eleição. Os principais são: Iso Moreira (DEM), Lívio Luciano (Podemos), Rafael Lousa (PSDB) e Thiago Albernaz (SD).
EMOÇÃO PARA O SENADO
Ainda sem qualquer sinalização de que possa haver alteração na campanha de governador, em Goiás, as emoções nessa reta final de campanha estão reservadas para a disputa pelas duas vagas ao Senado. Segundo a última pesquisa Serpes, confirmada pelo Diagnóstico, Marconi Perillo e Lúcia Vânia mantêm as duas primeiras posições, mas com Jorge Kajuru (PRP) já lhes fazendo cosquinhas nos calcanhares. Acrescente-se a isso, o fato do crescimento de Kajuru estar se verificando em ritmo surpreendentemente acelerado.
PRESSÃO PELO FUNDO
O tempo fechou na relação entre o casal Iris Rezende e dona Iris Araújo e o staff de Daniel Vilela. De um lado, segundo a coluna foi informada, dona Iris estaria contrariada com a demora do Diretório Regional do MDB em lhe repassar a parte do Fundo de Financiamento de campanha, previsto em lei. A 1ª dama da capital teria chegado a comentar a possibilidade de rompimento com a candidatura de Daniel, que é também o presidente do MDB, caso não fosse feito o repasse. Resumo da história: foi liberada uma parte do fundo, mas segundo um assessor de campanha da primeira-dama, a parte repassada não chega nem perto da metade do valor que ela tem direito.
NÃO MOVEU UMA PALHA
Mas também do lado de Daniel Vilela, a temperatura subiu. Embora nenhuma voz ouse ainda falar publicamente sobre o assunto, um “vilelista” concordou em conversar com a coluna sobre contrariedades com o Paço Municipal, desde que não tivesse o nome divulgado. “Até agora o prefeito Iris Rezende ainda não moveu uma palha em Goiânia, em favor da campanha do Daniel. Então estão querendo o que?”, indagou, em tom de desabafo, acrescentando que a participação do Paço na campanha do MDB vem se resumindo à atividades na campanha de dona Iris, para a Câmara Federal.
MAS...
... há também outro ponto nessa história, que ainda não está bem explicado, conforme a coluna apurou. Trata-se do compromisso do prefeito Gustavo Mendanha em apoiar a candidatura de dona Iris, para a Câmara Federal, que segundo uma fonte “irista”, não vem sendo cumprido da forma esperada, porque outros candidatos passaram a dividir o apoio dos emedebistas na cidade, a exemplo do professor Alcides Ribeiro (PP).
TERMÔMETRO
Quem acompanha a situação de perto, receia que o “termômetro” usado para medir a temperatura na relação entre dona Iris e Daniel possa explodir antes de 7 de outubro. Há até quem ouse já prever data para que tal fato aconteça.
CACOS
São fortes os indicativos de que essa palavrinha será muito usada no meio político goiano, dentro de mais alguns dias. É esperar pra ver!
ADESÕES
Enquanto isso, o candidato Ronaldo Caiado vem recebendo adesões dia sim e outro também. Na terça-feira, recebeu o apoio do feira ele recebeu o apoio de Cássio Gusmão (MDB) e ontem, o de Araçu, Joelton Bernardo (PSDB). Outros estão agendados para a próxima semana.
EMPACADOS
Com a eleição de governador já sendo considerada por muitos como “fatura liquidada”, embora em tese haja tempo para alterações no quadro atual, ninguém consegue enxergar sinal de que haverá mudança. O problema é que as campanhas de Zé Eliton e de Daniel não estão conseguindo apresentar algo novo, com carga motivadora suficiente para levar os eleitores de Caiado a fazerem o caminho de volta.
ADESIVAÇOS
Ocupantes de cargos comissionados na administração estadual serão convocados nos próximos dias, para participarem de adesivaços em cruzamentos e praças mais movimentadas, depois do expediente. Será uma tentativa de melhorar a posição do candidato em Goiânia.
REDUZIR A REJEIÇÃO
Enquanto isso, na campanha de Marconi Perillo ao Senado, pensa-se em tudo que é possível, para tentar reduzir os efeitos de sua rejeição, o maior índice entre os candidatos, na opinião pública. Marconi vem refazendo alguns programas para o horário da propaganda eleitoral na TV, para ver se consegue se segurar até passar a onda de crescimento de adversários, especialmente Jorge Kajuru (PRP), hoje considerado o “bicho papão” dos seus pesadelos.
DOS PALCOS PARA A ASSEMBLEIA
Que ninguém duvide, entre os futuros deputados que serão eleitos para Assembleia Legislativa, esteja lá também uma cantora gospel de sucesso no meio evangélico, principalmente na região Sudoeste. Seu nome é Giselda Martins (foto), que concorre pelo Patriota. Com 38 anos, Giselda congrega na Assembleia de Deus, desde aindade criança.
