

Pesquisa Fortiori confirma vitória de Caiado no 1º primeiro turno
Nova rodada de pesquisa do Instituto Fortiori, publicada na edição de hoje do Jornal Diário da Manhã, confirma o que vem sendo apontado por todos os institutos até agora, que o candidato do DEM ao governo, Ronaldo Caiado, seria eleito no 1º turno se a eleição fosse hoje. Na sequência, vêm Daniel Vilela (MDB), com 12% e Zé Eliton (PSDB), com 10,5%. Kátia Maria (PT) tem 3,6% e Wesley Garcia (Psol) é o preferido de 2,4% dos eleitores, na pesquisa estimulada – aquela em que é apresentada cartela ao entrevistado, com os nomes dos candidatos. Na eleição para as duas vagas de senador, Marconi Perillo e Lúcia Vânia aparecem em na dianteira, seguidos de perto pelo vereador Jorge Kajuru (PRP), e Vanderlan Cardoso PP. É a confirmação também de que diferentemente da eleição de governador, para o Senado não dá para afirmar agora quais serão os eleitos. Foram ouvidos 800 eleitores no período de 26 a 31 de agosto e a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral. (Veja baixo os gráficos do DM, da pesquisa completa).
Dona Iris sem um tostão do fundo
A candidata do MDB à Câmara Federal, dona Iris de Araújo, ainda não recebeu do Diretório Regional do seu partido, nenhum tostão dos recursos do Fundo Partidário destinado ao financiamento da campanha. Mesmo o repasse sendo obrigatório. Pelo menos até o fechamento da coluna, às 20 horas de ontem.
100 mil votos
A expectativa do staff de Dona Iris para essa eleição é de 100 mil votos, segundo a coluna apurou junto à coordenação da campanha, sendo 50 mil em Goiânia, 30 mil em Aparecida e mais 20 mil no restante do Estado.
Dúvidas em Aparecida
Em Goiânia é possível que dona Iris consiga os 50 mil votos, enquanto que em Aparecida, melhor é aguardar a contagem dos votos para ter certeza. Lá, o problema é que embora o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) tenha se comprometido em apoiá-la, outros nomes estão sendo apoiados no município, segundo algumas lideranças locais, com certo “sopro” de estímulo de Mendanha, dentre eles, o professor Alcides Ribeiro (PP).
Ataques a Caiado podem tirar votos de Marconi
Por conta do grande número de militantes da base aliada decididos a votar no democrata Ronaldo Caiado, tem sido cada vez mais frequente a ocorrência de manifestações de reprovação por parte de eleitores desse segmento, para com os ataques de Marconi Perillo, contra o ex-aliado. Alguns chegam a colocar em dúvida se manterão o voto no tucano para uma das vagas de senador. Diante dessa constatação, fica a dúvida: não seria recomendável que o ex-governador fosse mais prudente nos seus disparos contra Caiado, para não perder votos desses eleitores de Caiado?
Alexandre na OAB
Um numeroso grupo de advogados está se mobilizando para o lançamento, em breve, do nome de Alexandre Caiado, para a presidência da OAB-GO, cuja eleição acontecerá em novembro. Mais detalhes sobre o movimento, com o advogado e professor universitário, William Machado (na foto ladeado por Lincoln Tejota, vice de Caiado à sua direita; deputado Diego Sorgato (PSDB); Jacó Coelho, empresário da área de seguro e o advogado Danúbio Cardoso). Wiliam é filho do ex-prefeito de Crixás, André Machado.
Devolução de votos
Ah se fosse dado ao eleitor o direito de pegar de volta o voto dado a candidatos, pelo não cumprimento das promessas de campanha... Haveria certamente muitos casos em que os eleitos e empossados perderiam os mandatos, por não honrar os seus compromissos para ganhar os votos dos seus eleitores. E um desses políticos, segundo o que se ouve entre os vereadores de Senador Canedo, seria o atual prefeito daquele município, Divino Lemes (PSD). Nem os vereadores parece não saber mais o que propor, para levar a administração a sair do marasmo que se encontra. Alegam que a cidade está malcuidada, com fornecedores e prestadores de serviços sem receber, piora nos serviços de saúde, e administração sem planejamento.
A voz dos arrependidos
E por falar em arrependimento, parece que esse sentimento está presente em alguns candidatos majoritários, das principais coligações. “Por que é que eu não mudei de chapa? O que foi que eu fiz? Por que eu não tive a percepção do que estava acontecendo à minha volta? Por que fui tão teimoso ao ponto de não perceber que não era a minha vez e havia nome melhor no partido?”, são indagações que dão consistência no leque de arrependimentos dessa campanha.
Marconi lidera reunião com a metade do espaço vazio
O candidato a senador Marconi Perillo comandou reunião dos colegas de chapa majoritária, no Tatersal de Elite da Pecuária no começo da noite, para recepcionar o presidenciável tucano, Geraldo Alckmin, juntamente com Zé Eliton e Lúcia Vânia, respectivamente candidatos à reeleição para o governo e ao Senado. Diferentemente de outros eventos do gênero em campanhas anteriores, metade do espaço físico do local ficou vazia. Mesmo assim, os discursos animaram os que lá compareceram.
Canadá Open 
A atleta Valéria Rodrigues viaja nessa segunda-feira, 10/9, para Vancouver onde participará do Canadá Open de Taekwondo. 3ª sargento da Marinha, Valéria tem 26 anos e compete na categoria dos 46 quilos. O Aberto do Canadá será realizado no período de 13 a 16 desse mês, no Richmond Olympic Oval. A competição permitirá que os participantes acumulem pontos para o seu ranking olímpico. O evento contará com a participação de representantes de mais de uma dezena de países. Valéria Rodrigues (foto) luta Taekwondo há cerca de 10 anos e já conquistou vários títulos de campeã, nacionais e internacionais. Já competiu em 18 países em quatro continentes, só não na Oceania. Em outubro ela irá participar de outra competição internacional, em Las Vegas (EUA). Seu sonho é participar da próxima Olimpíada.
Fotos: Reprodução/Diário da Manhã/Divulgação