Visando maior agilidade, economia e modernização da estrutura tecnológica, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), desenvolveu novo sistema que possibilitará ao usuário realizar as solicitações do cartão especial de estacionamento via internet, a partir desta sexta-feira (22).
O link de acesso será disponibilizado no site da Prefeitura de Goiânia e site da SMT e os solicitantes, tanto idosos quanto pessoas com deficiência, poderão acessar o sistema pelo link, preencher o cadastro, que é auto-explicativo, e anexar os documentos comprobatórios necessários. Importante destacar que no ato da solicitação o beneficiário ou seu representante legal informará em qual unidade pretende retirar o seu cartão de estacionamento.
Caso o usuário prefira realizar a solicitação pessoalmente, basta ele se deslocar à unidade do Atende Fácil da Prefeitura de Goiânia, situada no Paço municipal, e levar consigo os documentos necessários para o requerimento. O serviço é realizado pelos agentes de trânsito do setor de cartões/estacionamentos especiais da SMT.
A credencial é um documento fornecido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da SMT, de forma gratuita nas versões de primeira via e revalidação. Já para a segunda via, emitida em caso de extravio/roubo ou furto, é cobrada uma taxa operacional no valor de R$ 21,71.
Documentos necessários para serem anexados na solicitação da credencial, em campo específico (1ª via, 2ª via e revalidação):
*Idoso: cópias do RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - se condutor - e comprovante recente de endereço em Goiânia , além de procuração com reconhecimento de firma, em caso de representante legal.
*Pessoa com deficiência: cópia do RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - se condutor, comprovante recente de endereço em Goiânia, atestado médico emitido por médico inscrito no CRM, com especificações do CID e finalidade ou CNH que já conste no seu verso a restrição da deficiência ou mobilidade reduzida, além de procuração com reconhecimento de firma, em caso de representante legal.
No caso de segunda via (furto/roubo/extravio), além dos documentos citados, faz-se necessário anexar também o boletim de ocorrência policial, além do pagamento da taxa de segunda via, gerada pelo próprio sistema no ato da solicitação.
Principais benefícios com a nova modalidade:
- Diminuição no prazo em 60% para o beneficiário pegar a credencial, desde o pedido até a retirada nos vapt vupts;
- Diminuição das filas nas unidades de atendimento da prefeitura de Goiânia, nos vapt vupts, haja visto que esse é um serviço de grande procura na capital;
- Geração de economia para os cofres públicos, devido à eliminação de processo físico e papéis para obtenção do cartão de estacionamento;
- Melhoria na segurança dos dados dos beneficiários, uma vez que ficará armazenado exclusivamente no bando de dados do sistema, não sendo mais necessário utilização de arquivos físicos;
- Modernização da estrutura tecnológica, possibilitando, num futuro próximo, ao Agente de trânsito, fazer consulta online da situação cadastral do cartão utilizado nas vagas especiais no momento da fiscalização.