Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 29/09/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

BAIXA TEMPERATURA

Sandro Mabel participa de entrega de cobertores a pessoas em situação de rua

Pessoas são convidadas a passar a noite em abrigo emergencial, com refeições, banho quente e encaminhamentos para trabalho ou tratamento médico

22/05/2025 às 13h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou na noite desta quarta-feira (21/5) de uma ação de abordagem social e entrega de cobertores a pessoas em situação de rua e em condições de vulnerabilidade na capital. Acompanhado por equipes da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), ele conversou pessoalmente com os abordados, convidando-os a se instalarem nos abrigos, onde podem passar a noite com segurança, em um local limpo e aquecido, com alimentação e acesso a banheiro. “Criamos um espaço temporário para que essas pessoas saiam do frio. Um lugar quente, com colchão, cobertor e comida”, resumiu o prefeito.

Além da entrega dos cobertores — 6 mil unidades doadas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) —, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Semasdh, está providenciando encaminhamentos conforme as necessidades de cada pessoa acolhida. “Há pessoas aqui que vamos encaminhar amanhã (hoje) para a construção civil, porque têm condições e querem trabalhar. Outras pediram ajuda para voltar para casa, em outras cidades, e há também quem precise de internação ou exames médicos. Vamos atender caso a caso, temos de tratar um a um”, explicou Mabel.

O prefeito também anunciou que, na próxima semana, será realizada uma reunião com instituições que atuam com a população em situação de rua para discutir soluções conjuntas. “Não temos uma fórmula pronta. O que eu sei é que não quero ver pessoas morando nas ruas. Não consigo me conformar com alguém dormindo ao relento, passando frio. Meu objetivo é tirar essas pessoas das ruas de Goiânia. Vamos dar o encaminhamento de que cada uma precisa”, afirmou.

Um caso chamou a atenção do prefeito: o mecânico de refrigeração Vitorino Batista Pereira, de 69 anos, que vive em situação de rua há cerca de 20 anos em Goiânia. Na noite desta quarta-feira, ele aceitou o acolhimento da prefeitura no Centro de Acolhida do Setor Aeroporto. Mabel conversou com Vitorino e o incentivou a buscar tratamento para o alcoolismo e a tentar se reinserir no mercado de trabalho. Especialista em manutenção de aparelhos de ar-condicionado, ele agradeceu a oportunidade. “Estou na rua, mas é bobeira minha. Agradeço a oportunidade que vocês estão dando para o pessoal de rua”, disse o mecânico, que passou a noite no abrigo.