Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 21/10/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

ALERTA

Prefeitura de Goiânia orienta população sobre riscos de incêndio durante período de estiagem

Colaboração entre Amma, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros intensifica prevenção de incêndios em parques e lotes baldios

28/07/2025 às 12h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Com a intensificação da estiagem, a Prefeitura de Goiânia emitiu novo alerta à população sobre os riscos de incêndios em áreas urbanas, como lotes baldios e parques. A ação preventiva envolve um trabalho conjunto da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMG), com o objetivo de evitar queimadas, especialmente em regiões consideradas críticas.

 

“Estamos atravessando um período de estiagem muito forte, que favorece a propagação de incêndios. Nossa maior preocupação são os parques, por estarem em áreas urbanas. Além do dano ambiental, o fogo pode atingir residências vizinhas”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Goiânia, Robledo Mendonça. Segundo ele, o patrulhamento está sendo intensificado com viaturas da Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Corpo de Bombeiros e equipes da Amma.

 

Nos parques e áreas verdes da capital, a Amma atua com ações como a abertura de aceiros — faixas de solo limpo que funcionam como barreiras contra o avanço do fogo —, roçagem e monitoramento contínuo. “No Jardim Botânico, por exemplo, deixamos um caminhão-pipa à disposição para agilizar o combate a incêndios. Pedimos aos frequentadores que evitem fogueiras e não descartem bitucas de cigarro nos parques”, reforçou Gustavo Cruvinel, diretor de Áreas Verdes da Amma.

 

Lotes baldios também estão na mira da fiscalização. De acordo com a Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), os proprietários de terrenos em situação irregular são notificados a realizar a limpeza, conforme determina o Código de Posturas do Município. Os lotes devem ser mantidos limpos, drenados e com vegetação inferior a 40 centímetros de altura. Após notificação, o prazo para limpeza é de oito dias. O descumprimento pode gerar multa de R$ 1 mil, além da cobrança pelos serviços executados pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

 

A população pode contribuir com denúncias pelo número 153 (Guarda Civil Metropolitana) e, em caso de fogo em vegetação, acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193. “Com a cooperação entre o poder público e a sociedade, é possível evitar grandes prejuízos ambientais e garantir a segurança da população durante esse período crítico”, concluiu Robledo Mendonça. “A prevenção é uma responsabilidade de todos”, acrescentou Gustavo Cruvinel.