Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 14/10/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

ACESSIBILIDADE

Prefeitura de Aparecida vai implantar 40 km de calçadas e 20 km de ciclovias

Calçadas receberão sinalização específica com mecanismos de acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência

02/08/2017 às 17h35


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A Prefeitura de Aparecida iniciou na última semana as obras de implantação do Projeto de Acessibilidade do município para garantir mais segurança e conforto a todos os cidadãos.

Para isso serão construídos mais de 40 quilômetros de calçadas com todos os mecanismos de acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência e também cerca de 20 quilômetros de ciclovias interligando diversos bairros da cidade.

O projeto, que também prevê a construção de cerca de 20 quilômetros de paisagismo ao lado dos novos calçamentos, terá um custo total de R$ 12 milhões, provenientes de parcerias com o Governo Federal e a Corporação Andina de Fomento (CAF).

Segundo o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, a proposta de construir os calçamentos adaptados tem um imenso valor, pois representa um pontapé inicial que a Prefeitura dá para uma mudança cultural de nossa sociedade no sentido de compreender a importância de todos em zelar pela igualdade de oportunidades.

O secretário lembra que desde a publicação do decreto-lei 5296, de 2 de dezembro de 2004, que regulamenta a Lei de Acessibilidade e que criou normas e critérios para garantir prioridade no atendimento às pessoas com deficiência, o país deu um salto enorme na promoção da acessibilidade. “Quando se fala em Mobilidade Urbana é inevitável a lembrança dos Eixos Estruturantes. Mas o conceito de mobilidade deve atingir a todos e a Prefeitura tem toda preocupação de torna Aparecida cada vez mais inclusiva” – lembra Mário Vilela.

Mário Vilela explica que o projeto está dividido em três frentes. A primeira é a do Eixo Norte Sul 04 (ENS-04), onde estão sendo construídos 3,7 quilômetros de calçadas acessíveis e 2,7 quilômetros de ciclovia. A segunda frente é a do Corredor Leste-Oeste, que prevê a construção de 21,6 quilômetros de calçamento adaptado e de 5,7 quilômetros de ciclovias. A terceira frente responde pela construção de 13,6 quilômetros de calçadas acessíveis e 11,1 quilômetros de ciclovias por toda a extensão do Eixo Norte-Sul 01 (ENS-01). Vale lembrar que as calçadas estão recebendo soluções de sinalização com cores vibrantes e sinais táteis e sonoros, pisos antiderrapantes; além de rebaixamentos que permitem fácil e segura locomoção de todos os cidadãos.

O trajeto da ciclovia contempla algumas das principais vias que interligam diversos bairros ao Centro como: Avenida  Guaratins, Avenida Antônio Elias Lisboa, Avenida Sampaio Vidal,  Avenida Tamoios, Avenida Santana, Avenida Abraão L. de Carvalho, Avenida Dom Abel Ribeiro, Avenida Independência, Rua Dom Barbosa; Rua 20, Avenida Atlântida, Avenida  Benedito S. de Toledo, Ria 01, Ria 21 de Abril, Rua 43, Rua 45, Avenida 21 de Abril, Avenida C, Avenida Alântica e Avenida Tropical.

Foto: Aparecida de Goiânia/Divulgação