Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 20/10/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

FISCALIZAÇÃO

Prefeitura de Aparecida aplica multa de R$ 30 mil por descarte irregular de entulho em avenida

Ação integrada entre Guarda Civil, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e SMTA reforça combate ao crime ambiental e à sujeira nas vias públicas

14/10/2025 às 11h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das secretarias de Segurança Pública, Meio Ambiente (Semma), Desenvolvimento Urbano e Mobilidade e Transporte (SMTA), atuou de forma integrada e aplicou multa de R$ 30 mil a um motorista flagrado descartando irregularmente entulho em via pública.

O caso ocorreu no último dia 11 de outubro, na Avenida Graça Aranha, no Jardim Buriti Sereno, onde foi flagrado o momento em que fez uma curva teve o excesso de carga de resíduos de construção civil despejados na via e no canteiro central. A investigação apontou que o caminhão estava com excesso de carga e com o material mal acondicionado, o que fez com que parte da carga caísse sujando a pista.

Por determinação do prefeito Leandro Vilela, as equipes foram as ruas e identificaram o caminhão que jogou o entulho.

“Desde o primeiro dia da nossa gestão estamos trabalhando para manter a cidade limpa e coibindo quem insiste no descarte irregular”, afirma Vilela. Em apenas oito meses, foram retirado 50 mil toneladas de entulhos.

O motorista foi notificado e multado à Guarda Civil Municipal (GCM), que iniciou investigação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e com o apoio da SMTA.

A equipe da Guarda Civil utilizou as câmeras de videomonitoramento da cidade para traçar o trajeto percorrido pelo veículo, desde a entrada no município até o ponto do despejo irregular. O trabalho envolveu a análise de câmeras públicas e particulares de comércios e residências, cruzando informações até chegar à identificação completa do automóvel e do proprietário.

“Aparecida tem estrutura, tecnologia e pessoal capacitado para agir rapidamente em casos como esse. O recado é claro: quem suja, paga. O respeito às leis e ao meio ambiente é prioridade da gestão do prefeito Leandro Vilela”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Godinho.

O comandante da Guarda Civil Municipal, inspetor Sobral, detalhou o trabalho técnico realizado pelas equipes.

“Identificamos o autor pelo cruzamento das imagens das câmeras da cidade. Nossas equipes traçaram a rota do veículo e conseguiram chegar ao responsável a partir de um levantamento minucioso feito com apoio da SMTA. Foi um serviço técnico, detalhado e muito bem executado, mostrando a eficiência do sistema de videomonitoramento e da atuação da Guarda Civil”, explicou Sobral.

A secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges, reforçou que o objetivo é coibir infrações e promover a conscientização ambiental.

“O descarte em áreas públicas e lotes não edificados é crime ambiental e todos os responsáveis serão punidos conforme a lei”, pontuou Pollyana.