O Prefeito Sandro Mabel publicou um apelo nas redes sociais para que a população procure um dos mais de 60 pontos de vacinação contra a Influenza. O alerta foi feito durante reunião online com secretários de saúde de vários municípios de Goiás, quando Mabel manifestou preocupação sobre uma eventual falta de oferta de UTI, na rede pública, por complicações de infecção por Influenza.
A baixa adesão à vacinação contra a Influenza atingiu pouco mais de 25%.“A questão é urgente. Se vocês não se vacinarem, não teremos leitos de UTI, que são destinados ao atendimento emergencial, como no caso de infarto. A rede municipal de Saúde da nossa cidade conta com mais de 60 postos de vacinação e há imunizante para toda a população no estado inteiro”, afirmou o prefeito. “A cobertura vacinal está baixíssima, por isso nós estamos preocupados com esse assunto, e uma parte da população parece que não está reagindo ao chamado. Nos ajudem, gente! Vamos nos vacinar, por favor”, conclamou Mabel.
Mitos
Segundo o médico Frank Cardoso, outro mito comum é o de que a vacina pode causar gripe. “O imunizante é produzido com vírus inativado, ou seja, não existe possibilidade da vacina provocar a doença”, conta o profissional. “Ao receber o imunizante, a pessoa pode apresentar efeitos colaterais muito leves, como dor no local da aplicação da vacina, mas ela não causa gripe”, pontua.
A SMS também combate a informação falsa de que não é preciso se vacinar porque a gripe não é uma doença grave e o organismo pode se recuperar naturalmente caso seja infectado. “A gripe pode levar a óbito. A doença pode trazer várias complicações, como pneumonias e outras síndromes respiratórias, que são a terceira maior causa de morte de idosos no Brasil”, alerta Frank Cardoso.
“Além do agravamento do quadro, que pode causar hospitalização e morte, o vírus da Influenza é um agente patógeno de alta propagação, frequentemente associado a epidemias e pandemias. Por isso, frear sua circulação por meio da vacina é muito importante”, diz o médico.
Verdades
A secretaria reforça ainda que o imunizante é seguro para pessoas em todas as faixas etárias, ainda que gestante, com deficiência ou com comorbidades. “Não existe isso de que grávidas ou pessoas com doenças crônicas não podem se vacinar. A vacina é especialmente produzida para esses públicos e é totalmente segura. A única contraindicação é para pessoas que têm alergia à proteína do ovo”, diz o secretário Luiz Pellizzer, com o objetivo de combater a desinformação sobre os imunizantes.
Outra verdade importante é que a vacina contra Influenza pode ser administrada juntamente com as outras do calendário vacinal. “Todos podem aproveitar a campanha da Influenza para atualizar a caderneta de vacinação. Não tem nenhum problema em tomar a vacina da gripe junto a outras vacinas”, ressalta o secretário.
Confira a seguir a lista completa dos 64 pontos de vacinação em Goiânia, organizada por distrito de saúde:
UPA Chácara do Governador
Cais Amendoeiras
USF Dom Fernando
USF Recanto das Minas Gerais
CSF Ville de France
USF Parque Ateneu
UPA Novo Mundo
USF Santo Hilário
USF Riviera
CIAMS Novo Horizonte
CS União
CS Parque Anhanguera
CS Vila Mauá
CS Vila Boa
CSF Itaipu
CSF Condomínio das Esmeraldas
CSF Real Conquista
CSF Madre Germana
CSF Valéria Aparecida (Garavelo B)
CS Goiânia Viva
CS Vera Cruz II
CS Jardim Cerrado IV
CS Vera Cruz I
CS BuritiS
CS São Francisco
CS João Braz
ESF Vila Regina
Cais Bairro Goiá
USF Eldorado Oeste
USF Vila Mutirão
USF Vila Planalto
USF São Carlos
USF Jardim Curitiba
USF Estrela Dalva
USF Boa Vista
USF Alto do Vale
USF Finsocial
CS Cândida de Morais
USF Brisas da Mata
USF Jardim Primavera
CS Vila Canaã
CS Esplanada dos Anicuns
CS Norte Ferroviário
CS Crimeia Leste
CS Marinho Lemos
CS Vila Nova
USF Santa Helena
USF Crimeia Oeste
USF Universitário
CS Cidade Jardim
CIAMS Urias Magalhães
CS Clemente
USF Jardim Guanabara
USF Antônio Carlos Pires
CS Meia Ponte
USF Cachoeira Dourada
USF Vale dos Sonhos
USF São Judas Tadeu
CS Perim
USF Itatiaia