A Operação Carnaval da AGR (Agência Goiana de Regulação) coibiu a ação de clandestinos na oferta de serviços de transporte intermunicipal de passageiros, durante o período de Carnaval. A iniciativa contou com o apoio da Polícia Militar de Goiás e da Polícia Rodoviária Federal.
A ação concentrou esforços na região de Caldas Novas, mas se estendeu, também, às regiões de Uruaçu, Pirenópolis, Aruanã e região Metropolitana de Goiânia.
As equipes de fiscalização realizaram centenas de abordagens, que resultaram em 17 autos de infração, sendo sete deles por transporte de passageiros sem a autorização da AGR, ou seja, transporte clandestino.
Outros dois autos de infração tiveram base na Resolução Normativa 105/2017, por fretamento sem licença da AGR.
Os fiscais autuaram, ainda, oito ônibus do transporte regular de passageiros, aquele que é feito em linhas entre terminais rodoviários.
No acesso à cidade de Goiás, um ônibus apresentou problema no limpador de para-brisa e outro estava com o valor das passagens acima do permitido.
Em Aruanã, os fiscais constataram supressão de viagem programada por empresa que faz a linha Aruanã – Goiânia.
No terminal rodoviário de Goiânia, três casos de atrasos em viagens para Doverlândia, Chapadão do Céu e São Luís de Montes Belos resultaram em multas.
Além disso, um veículo com características de semiurbano fazia viagem para Palmeiras de Goiás e, também, foi multado.
De acordo com o presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, a Operação Carnaval teve, este ano, um caráter também orientativo. A atuação dos fiscais, conforme observou, foi de verificar as condições do transporte regular e de inibir a ação dos clandestinos.
“O objetivo final da AGR nessas operações é garantir segurança para os passageiros que usam ônibus regulares ou de fretamento ao se deslocarem de uma cidade a outra dentro do nosso estado, durante o carnaval”, disse.
Em Caldas Novas, o trabalho de fiscalização contou com a parceria da equipe da Ouvidoria Setorial da AGR, que prestou atendimento aos usuários no terminal rodoviário da cidade e reforçou o trabalho dos fiscais.
Na operação, foram distribuídos 2 mil informativos da Ouvidoria e, também, do programa de negociação de débitos da AGR (Refis). Foram feitos 49 atendimentos formais pela equipe, e registradas 14 reclamações de usuários sobre os serviços públicos regulados pela AGR.