Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 06/10/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

SENADOR CANEDO

O enigma da esfinge em Senador Canedo

Pesquisas de intenção de votos apontam uma fragilidade eleitoral de Pellozo e uma dependência de sobrevida com a popularidade do ex-prefeito Vanderlan

16/05/2023 às 13h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Um vídeo do Senador Vanderlan Cardoso criticando o atual prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, circulou em grupos políticos como fogo em mato seco. No vídeo, o senador faz críticas contundentes ao prefeito após demissão de um aliado seu da companhia de água SANESC. O que causou estranheza nos bastidores da política local foi o tom adotado pelo ex-prefeito, após demissão de um cristão novo no seu grupo. Foi desproporcional ao seu estilo. Vanderlan já teve outros aliados demitidos do governo municipal.

Um destes aliados do senador foi Isaias Lima, ex-secretário de infraestrutura. Leal a Vanderlan, Isaias Lima foi massacrado por Pellozo e não recebeu o mesmo deferimento por parte do senador. Aliás, Lima teve duas tentativas de sair candidato e foi convencido pelo senador a desistir. Seria uma jogada política ou ingratidão aos demais aliados antigos ? O vídeo é um misto de raiva contida e gasolina na fogueira.

Vanderlan jogou Fernando Pellozo no limbo. O ex-prefeito Vanderlan sabe jogar e o vídeo não foi despretensioso. O vídeo tem razões que a própria razão dúvida.

Pesquisas de intenção de votos apontam uma fragilidade eleitoral de Pellozo e uma dependência de sobrevida com a popularidade do ex-prefeito Vanderlan. Existe uma guerra fria entre os grupos

de Vanderlan e Pellozo. Como diria a esfinge,  “decifra-me ou devoro-te".

Parece que Pellozo está louco para decifrar os vários enigmas e agradar todos. Agradar todos é desagradar alguns.

O prefeito tem vários enigmas para transpor de agora até as eleições de 2024. Agradar seu pequeno grupo ou o do senador Vanderlan? Após o vídeo, haverá clima? Aliados do senador gostaram desse lançamento prematuro de uma pré-candidatura a vereador? Não será fácil tantos enigmas para resolver.

O que é, o que é? De manhã tenta ser aliado de Vanderlan; de tarde, finge ser aliado do senador, e de noite, busca proximidade com quem é contra o senador Vanderlan?

Pellozo não é muito bom em enigmas da política. Prova disso são os vários desencontros com o grupo do senador Vanderlan. Fica perdido quando questionado pelo padrinho. Não sabe se mostra independência ou se atende; hoje a situação do prefeito é delicada, também, na questão partidária. O seu partido,  PSD,  pode cair nas mãos do atual vice-prefeito Magno Silvestre, irmão do presidente da Câmara, com quem Pellozo tem diferenças continentais.

O vídeo foi um tiro de alerta aos Pellozistas que estão perdidos diante de tantas perguntas.

Édipo, quando enfrentou a esfinge, soube decifrar o enigma, e a esfinge de cabeça humana, corpo de animal, pulou em um precipício. Quem vai pular primeiro neste abismo?

Nesta tentativa de idas e vindas de Pellozo e Vanderlan, uma coisa é certa: a oposição vem crescendo a passos largos.

Não se pode desprezar os que hoje estão na disputa contra o combalido prefeito Fernando Pellozo.