A nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) começa a ser emitida hoje em Goiás. O documento não terá mais o número de RG (Registro Geral), que deixará de existir. A nova identidade trará apenas o número de inscrição no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, válido para todo o país.
Segundo o Governo Federal, a mudança não exige que o cidadão corra para fazer a substituição: os documentos do modelo atual valem até 28 de fevereiro de 2032.
O objetivo do novo RG é "simplificar a vida do cidadão" e de "coibir fraudes", de modo a dispensar que a pessoa carregue vários documentos consigo. O novo modelo prevê a integração de diferentes órgãos, viabilizando a realização de consultas em bases de dados com unicidade.
Por enquanto, a polícia ainda explica que o novo RG apenas três locais do estado. Para requerer, é necessário agendamento. Confira os locais:
• Goiânia: Vapt Vupt da Praça Cívica;
• Anápolis: Vapt Vupt de Anápolis, no Anashopping;
• Alexânia: Posto da prefeitura de Alexânia que atende o programa RG para todos.