Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 28/09/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

AGRONEGÓCIO

Na abertura de feira de tecnologia em Cristalina, Daniel Vilela destaca papel estratégico da irrigação

Evento reforça posição do município como capital da agricultura irrigada

17/07/2025 às 13h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O governador em exercício Daniel Vilela participou nesta quarta-feira (16/7) da abertura oficial da 1ª ExpoIrrigação, maior feira de irrigação do estado, que segue até domingo (20/7) no Parque de Exposições de Cristalina. O evento integra as comemorações pelos 109 anos do município, celebrado em 18 de julho, e consolida a cidade como “capital da irrigação”, reforçando seu protagonismo na produção agrícola de alto rendimento.

Em seu discurso, Daniel Vilela destacou a relevância estratégica da irrigação para a competitividade do agronegócio goiano. “A irrigação é um diferencial para mantermos a produtividade, mesmo em períodos de estiagem, garantindo segurança alimentar, geração de empregos e sustentabilidade. Goiás é referência nacional, e Cristalina é símbolo desse avanço, com tecnologia e inovação que inspiram o país”, afirmou o governador em exercício.

O prefeito de Cristalina, Dr. Luís Otávio, celebrou a consolidação do município como referência em agricultura irrigada. “Cristalina é exemplo de que é possível unir tecnologia, produtividade e sustentabilidade. Este evento reforça nossa posição como polo de inovação agrícola e impulsiona a economia local”, disse ele.

Feira

A 1ª ExpoIrrigação reúne estandes de empresas do setor, instituições financeiras, cooperativas e órgãos técnicos, além de uma programação com palestras sobre manejo sustentável da água, energia renovável e uso de tecnologia para otimizar a produção irrigada. Entre os palestrantes estão representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Sistema Faeg, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás), universidades e outras entidades do setor agropecuário.

Durante a abertura do evento, o presidente da Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), Luiz Carlos Figueiredo, agradeceu as demonstrações de apoio e as parcerias firmadas com entes públicos e privados. Ele destacou o objetivo da feira de estimular as melhores práticas no segmento e desenvolver a agricultura irrigada na região e no estado. “O Planalto Central é privilegiado. Aqui se produz de tudo, só não produz se não plantar”, declarou ele.

Além das palestras técnicas e exposição de soluções em irrigação, a programação da 1ª ExpoIrrigação oferece shows e rodeios até domingo (20/7), com apresentações de Mari Fernandez, Rio Negro & Solimões e Zezé Di Camargo.

Polo de irrigação

Com 67.487 hectares irrigados, Cristalina lidera a produção irrigada em Goiás. A tecnologia impulsiona culturas como alho, batata, cebola e café, além de grãos. A cidade, que detém um dos maiores PIBs agropecuários do país, conta com mais de 630 pivôs instalados, sendo considerada o maior polo de irrigação da América Latina. A projeção é que, até 2040, o município alcance 104.456 hectares irrigados, consolidando ainda mais sua liderança no segmento.

De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Goiás soma atualmente 721 mil hectares irrigados, com estimativa de chegar a 1,1 milhão de hectares até 2040. O Governo de Goiás apoia projetos de irrigação por meio do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO Rural), que em 2025 já aprovou R$ 6,2 milhões em investimentos para infraestrutura hídrica.