Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 13/10/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

NOVEMBRO AZUL

Mutirão no HGG vai zerar demanda por cirurgias de próstata

Cerca de 35 pacientes serão operados, além da produção normal do hospital

01/11/2017 às 16h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Com o intuito de chamar a atenção do público masculino sobre a importância de cuidar da saúde de forma integral, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG vai promover durante este mês várias ações alusivas ao Novembro Azul. A principal delas é o mutirão de cirurgias de próstata (prostatectomia), que vai zerar a demanda por este tipo de procedimento. Cerca de 35 pacientes serão operados, além da produção normal do hospital. A fachada do hospital vai permanecer na cor da campanha durante o mês, e exibirá uma lona com a frase “Novembro Azul – O mês da saúde do homem e do combate ao diabetes. Previna-se. Consulte um médico”.

Nesta quarta-feira (1), o médico residente da especialidade de urologia, Marco Túlio Resende da Cunha, ministrou palestra no Ambulatório de Medicina de Avançada (AMA) com o tema “Novembro Azul: prevenção ao câncer de próstata”, o médico abordou sobre a importância do diagnóstico precoce, a estimativa de novos casos em 2017, além do tratamento da doença.

O chefe do Serviço de Urologia do HGG, Theo Costa, explica que o câncer da próstata, alvo do Novembro Azul, é uma doença maligna, e mais comum entre os homens, por isso que é tão discutida. “É uma doença silenciosa, que se diagnosticada em fase inicial, tem até 80% de chances de cura. Por isso a importância da realização dos exames de prevenção, conhecido como PSA (exame de sangue), aliado ao exame de toque da próstata”, explicou.

Novembro Azul


É uma campanha de conscientização efetuada por diferentes entidades no mês de novembro cujo objetivo é esclarecer a população, especialmente os homens, sobre as doenças masculinas, enfatizando a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, a estimativa é que em 2017, tenhamos cerca de 61.200 casos de câncer de próstata diagnosticados no País. O câncer de próstata é a segunda principal causa de óbitos e a mais comum entre os homens em todo o mundo, depois do câncer de pulmão.