Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 13/10/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

CULTURA

Museu de Arte de Goiânia recebe exposição individual de Iza Costa

Mostra intitulada 'Memórias' fica aberta à visitação pública de 21 de fevereiro a 1° de abril, com entrada gratuita

05/02/2018 às 12h26


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O Museu de Arte de Goiânia (MAG) realiza no próximo dia 20 de fevereiro, às 19h, a abertura da exposição individual da artista plástica Iza Costa. Intitulada 'Memórias', a mostra reúne colagens, assemblagens, desenhos, joias, pinturas e objetos de uma das artistas mais representativas da arte contemporânea em Goiás.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 1° de abril e as visitas poderão ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. Agendamento pelo telefone 3524 1190. 

'Memórias'

A exposição individual intitulada 'Memórias' é composta pelas categorias: assemblagens, colagens, desenhos, joias, pinturas e objetos, que vão para além da superfície nada rasa de sua exímia criatividade e construção se reconfigurando e escapando das reduções narrativas, levando-a à franqueza dos seus interesses, ao mesmo tempo nos chamando atenção para o fato de como elas são apresentadas, à medida em que adota o mesmo receituário do seu estilo e nos mostrando o voluntarismo dessa adoção em uma obra que repensa e revitaliza as características básicas de toda uma existência. 

Iza Costa

A artista plástica goiana realizou dezoito individuais no Brasil e Exterior e participou de mais de cem exposições coletivas em vários países. Participou ainda de três Bienais, sendo duas no Brasil e uma na Irlanda do Norte.

No ano passado, realizou o maior mural de rua do Centro-Oeste: 840 mts², na rua 3, esquina com rua 7, no Centro de Goiânia. Ao todo, até agora, obteve 14 prêmios. Para chegar a estes números, foi preciso a Iza uma formação sólida: Escola Goiana de Belas Artes, Universidade Católica de Goiás e Universidade do México, onde aprendeu história da arte e as técnicas da pintura, desenho, mural, litografia e água forte. E a artista tem deixado rastros firmes, integrando acervos na Europa e nos Estados Unidos, mas principalmente na América Latina, onde 150 trabalhos seus estão na Escola de Arte do Peru e na Universidade Autônoma do México.

Sua obra é referência nos dicionários Delta Larousse, Roberto Pontual e Arte no Centro-Oeste, de Aline Figueiredo. É também destaque no livro “Arte Hoje, o processo em Goiás visto por dentro”, de PX Silveira e Betúlia Machado, além de figurar no “Livro Mundial da Gravura”, editado nos Estados Unidos, S.Smith ed. Bala Cynwyd. P A.

Foto: Divulgação