O Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa, o Enem PPL 2021, acontece nos próximos domingos, dias 09 e 16 de janeiro, em todo país. Em Goiás, 611 presos se inscreveram para fazer a prova. Um levantamento da Gerência de Educação da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) mostra que houve um aumento de 60% no número de inscritos. Em 2020, 382 detentos participaram das provas.
Nesta edição, o exame nacional avaliará presos de 39 unidades prisionais do Estado. A Unidade Prisional Regional (UPR) de Anápolis se destaca com 135 presos inscritos, seguida pela UPR de Itumbiara e Casa de Prisão Provisória (CPP) de Aparecida de Goiânia, onde, respectivamente, 66 e 40 detentos também farão a prova do Enem.
Para o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, o aumento significativo de presos inscritos no Enem é mais uma comprovação da importância dos projetos de educação desenvolvidos dentro do sistema penitenciário. “O detento que consegue a oportunidade de concluir os estudos durante o cumprimento da pena tem mais condições de conseguir trabalho e garantir seus sustentos ao sair da prisão. Isso evita que ele volte para criminalidade”.