O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou nesta terça-feira (9/12) a criação de 1,2 mil novas vagas na Rede Municipal de Educação, por meio da instalação de 55 novas salas de aula em regiões com maior demanda. O anúncio foi feito no Cmei Residencial Goiânia Viva, onde o prefeito também visitou a Escola Municipal Dom Fernando Gomes dos Santos para realizar a entrega de lousas digitais a professores da rede.
Segundo Mabel, a estratégia de ampliação dentro das próprias unidades permite atender de forma ágil, com menor custo e impacto imediato.“Estamos suprindo todas as necessidades de vagas com estratégias diferentes. Aqui no Goiânia Viva, ampliamos as salas na própria unidade, o que equivale à criação de quase dez Cmeis”, destacou.
Ele informou ainda que a Secretaria Municipal de Educação (SME) está realizando busca ativa, em parceria com o Conselho Tutelar, para manter a permanência dos alunos e zerar a fila de espera, que era de 10 mil vagas no início da gestão e foi eliminada este ano.
Reorganização e critérios de matrícula
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, afirmou que a rede passa por uma reorganização estrutural com reformas, climatização de salas, aquisição de mobiliário e remanejamento de estudantes. Sobre o período de matrículas, ela explicou que as vagas estão sendo distribuídas conforme critérios de prioridade, como:
A diretora do Cmei, Kênia Cecília Vieira, comemorou a chegada da nova sala e destacou a boa gestão dos recursos:“A nossa fila sempre foi grande. Recebemos essa sala com muita alegria. A boa gestão da verba garante que mantenhamos a unidade em excelentes condições.”
Era digital nas escolas
A ampliação das vagas foi acompanhada da entrega de 1.440 lousas digitais e do anúncio da distribuição de 15 mil tablets para estudantes. Para o prefeito, a iniciativa marca o início da transformação digital na rede municipal.
“As crianças vão viajar o mundo inteiro por meio dessas lousas. Dentro dos próximos três anos, teremos as escolas mais bem equipadas de Goiânia”, afirmou Mabel, ressaltando que o investimento foi possível graças à economia de R$ 400 milhões gerada pelas diretorias escolares.
A secretária Giselle Faria destacou que os novos equipamentos ampliam as possibilidades pedagógicas.“Em segundos, será possível interagir com os tablets, se comunicar com a Secretaria, acessar dados e otimizar a comunicação em rede”, explicou.
A diretora da Escola Municipal Dom Fernando Gomes dos Santos, Déborah Karla, disse que as entregas representam um avanço direto na qualidade de ensino:“É a certeza de uma educação mais tecnológica, com mais interesse e assiduidade dos alunos.”