O Hospital de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin) está pronto para dar assistência à saúde dos romeiros e dos turistas que procurarem a unidade durante a Festa do Divino Pai Eterno, que começa na próxima sexta-feira (22). O hospital, como nos anos anteriores, ampliou a estrutura física, com duas tendas climatizadas, 20 leitos de hidratação e recepção, com piso revestido de material antiderrapante e rampas de acessibilidade. Também foi instalado um contêiner na área externa, onde funciona um consultório médico.
A unidade também investiu na ampliação do corpo clínico, que desde o início de abril, conta com 12 médicos que se revezam no plantão de 24 horas, sendo quatro pela manhã, cinco no período da tarde e início da noite, quando a movimentação é mais intensa, e três durante a noite e madrugada. Também haverá reforço na equipe de enfermagem da unidade.
No ano passado, o Hutrin registrou 2.380 atendimentos nos dez dias da festa, com aumento de 30% nos casos relacionados a desidratação. “A unidade está pronta para dar um suporte ao fluxo normal de pacientes e também aos romeiros e turistas, com aumento da demanda”, afirma o médico Roberto Zonta, diretor-técnico do Hutrin, que ainda orienta: “Para quem vier para Trindade a pé, tome bastante líquido, evite os horários de sol quente e faça uma caminhada tranquila, sem pressa de chegar. ”
Avanços
O Hutrin conta 63 leitos, sendo 19 leitos de internação na clínica médica; 23 na clínica cirúrgica e clínica obstétrica e 21 leitos de observação. Possui uma equipe médica reforçada no Pronto Socorro, laboratório e raio-x, além do atendimento ambulatorial e cinco equipes de cirurgias: urologia, angiologia, ortopedia, obstetrícia e ginecologia e cirurgia geral.
A unidade dispõe ainda das especialidades de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Serviço Social. Também foram implantados o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e a Equipe Multiprofissional, que oferecem ao paciente um acompanhamento integral. Em maio, a unidade recebeu o Certificado de Acreditação (Níve1) da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Foto: Divulgação