O Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz passou a oferecer, neste mês, a dispensação gratuita do medicamento Alfaepoetina, utilizado no tratamento da doença falciforme, doença rara que afeta o sangue. A medida representa mais um avanço no cuidado aos pacientes atendidos pela Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo), em cooperação com o Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB).
Com a inclusão da Alfaepoetina, a farmácia do Hemocentro passa a ofertar sete medicamentos de forma gratuita: Hidroxiuréia, Deferasirox, Deferiprona, Desferroxamina, Eculizumabe e, agora, Alfaepoetina. A iniciativa atende pacientes com doença falciforme, hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) e doença de Gaucher, todas condições que requerem tratamentos especializados e contínuos.
Atendimento mais acessível
Segundo a diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novaes, a ampliação representa um avanço significativo. “A inclusão deste medicamento no programa é um passo importante no tratamento da doença falciforme”, afirma.
A médica hematologista do Hemocentro Coordenador, Érika Paiva, destaca que a centralização dos serviços melhora o acesso ao tratamento. “Os pacientes realizam a consulta médica, os exames e, no mesmo dia, já podem receber a medicação oral ou realizar a infusão intravenosa no ambulatório do Hemocentro, sem a necessidade de se deslocarem até o Cemac JB”, explica.
Novas parcerias
Além da ampliação da oferta de medicamentos, a Rede Hemo assinou, em 18 de junho, um termo de cooperação técnica com o Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof/UFG). O objetivo da parceria é realizar o rastreio oftalmológico para detecção precoce de retinopatia em pacientes com hemoglobinopatias.
A regulação do serviço ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).