Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 28/09/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

VALE DO ARAGUAIA

Governo de Goiás aposta no Vale do Araguaia como novo polo global de produção de alimentos

Estudo apresentado na Fieg aponta potencial da região para alavancar desenvolvimento econômico estadual e nacional

08/08/2025 às 11h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O Vale do Araguaia vem se consolidando como uma das principais apostas do Governo de Goiás para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado e do país. Durante evento realizado nesta quinta-feira (08/08), na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em Goiânia, o vice-governador Daniel Vilela apresentou os resultados do estudo “Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Vale do Araguaia”, encomendado pela Fieg e elaborado pela consultoria McKinsey & Company.

O levantamento detalha as condições de solo, infraestrutura existente e possibilidades de expansão da agricultura e pecuária na região, com foco na vocação exportadora. Segundo Daniel Vilela, o Vale do Araguaia reúne características únicas para se tornar um dos principais polos de produção de alimentos do mundo.

 “Poucas regiões do Brasil têm hoje o potencial do Vale do Araguaia para produzir, abastecer e atender com eficiência as demandas do mercado internacional de alimentos”, afirmou o vice-governador.

 Daniel destacou que o Governo de Goiás tem trabalhado para transformar esse potencial em realidade, por meio de investimentos expressivos em logística, infraestrutura e saúde pública. Entre as obras já entregues na região, ele citou:

  • Pavimentação das GOs 336 (Crixás–Nova Crixás), 156 (Uirapuru–Santa Marta) e 454 (entre GO-164 e GO-173, rumo a Cocalinho);
  • Construção de pontes na GO-334 (entre Nova América e Mozarlândia) e sobre o Rio do Peixe, em Araguapaz. 

Também estão em andamento:

  • Melhoria da GO-164 (entre Goiás e Faina);
  • Restauração da rodovia entre São Miguel do Araguaia e a divisa com Tocantins (44 km);
  • Requalificação da GO-244, entre Porangatu e São Miguel do Araguaia (121 km).

 Na área da saúde, a construção da Policlínica Estadual de Mozarlândia, orçada em R$ 20,5 milhões, deve beneficiar toda a população do Vale do Araguaia com atendimento especializado.

Além disso, todos os municípios da região foram contemplados com os programas Goiás em Movimento Municípios e Patrulhas Mecanizadas, que fortalecem a infraestrutura rural e ampliam o apoio ao setor produtivo.

“O maior retorno econômico do nosso estado, hoje, está aqui. Temos compromisso com o desenvolvimento da região e acreditamos que o Vale do Araguaia será uma das principais forças econômicas do nosso estado nos próximos anos”, reforçou Daniel Vilela.

O presidente da Fieg, André Rocha, também participou do evento e destacou o papel estratégico da indústria nesse processo. Ele relembrou o impacto da instalação da Perdigão em Rio Verde, ainda na década de 1990, como exemplo de transformação regional. 

“O que estamos vendo hoje no Vale do Araguaia tem potencial ainda maior”, afirmou. 

Representando o setor produtivo, o pecuarista Leonardo de Oliveira Gomes, de Nova Crixás, defendeu a união entre o setor público e a iniciativa privada para acelerar o desenvolvimento da região.

“Com esforço conjunto, podemos fazer em dez anos o que normalmente levaria trinta”, pontuou.

O estudo divulgado marca um novo capítulo na estratégia de desenvolvimento regional do Governo de Goiás, com foco em sustentabilidade, geração de empregos e aumento da competitividade no mercado internacional de alimentos.