A pavimentação da GO-154, no trecho entre o distrito de Cruzeiro do Norte, em Bonópolis, e o município de Novo Planalto, deve ser concluída no início de dezembro, segundo planejamento da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). As obras contemplam 36 quilômetros da única rota que ainda ligava Bonópolis ao restante do estado sem asfalto. O investimento ultrapassa R$ 84 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra).
Trecho finalizado e impacto regional
A rodovia passa pela fase final de execução, com serviços de sinalização e drenagem. A chegada do asfalto marca o fim de um histórico de poeira e atoleiros e deve melhorar significativamente a trafegabilidade, o conforto e a segurança de moradores e produtores da região. O projeto inclui ainda a construção de duas pontes: uma sobre o Rio Pintado, com 60 metros, e outra sobre o Rio Lajeado, com 50 metros.
De acordo com a Goinfra, a nova GO-154 reforça a integração do Norte de Goiás, conectando a região a importantes rotas federais, como a BR-153, e ampliando as condições de logística para o agronegócio.
Outras obras de infraestrutura
A pavimentação da GO-154 integra um conjunto de intervenções voltadas ao Norte e ao Vale do Araguaia. Em 2024, outras rodovias já foram entregues, como os 32 quilômetros da GO-239, entre Nova Crixás e o distrito de São José dos Bandeirantes. A via melhora o acesso ao Rio Araguaia, favorecendo o turismo, o comércio e a pesca esportiva, além de facilitar a chegada à cidade de Mundo Novo por meio da conexão com a GO-164.
Outra obra recente é a pavimentação de 36,6 quilômetros da GO-156, entre Uirapuru e Mundo Novo, concluída após cerca de três décadas de espera. A ligação beneficia o fluxo turístico e comercial, impulsionando o desenvolvimento do Vale do Araguaia.
Também recebeu melhorias a GO-336, que teve mais de 66 quilômetros pavimentados entre Crixás e Nova Crixás, reforçando o conjunto de investimentos que ampliam a infraestrutura viária da região.