Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 07/10/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

GOIÁS

Goiás teve quase 100 casos de intoxicadas por plantas em menos de três meses, alerta Saúde

De acordo com o boletim do Centro de Informação e Assistência Tectonológica de Goiás (Ciatox), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a maioria dos casos de intoxicação são de crianças

27/03/2023 às 17h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O estado de Goiás registrou 98 casos de intoxicação por espécies de plantas ornamentais como a "como-ninguém-pode" somente nos três primeiros meses deste ano.

De acordo com o boletim do Centro de Informação e Assistência Tectonológica de Goiás (Ciatox), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a maioria dos casos de intoxicação são de crianças.

As principais vítimas são crianças menores de 4 anos, em decorrência da curiosidade, fome e fácil acesso às plantas em ambiente doméstico. Os sintomas mais severos são gastrointestinais, respiratórios, distúrbios neurológicos, distúrbios cardiológicos e cutâneos.

Conforme dados do Ciatox, as plantas que possuem cristais de oxalato de cálcio são as que mais causam acidentes, como begônia e espada-de-São-Jorge.

De acordo com a enfermeira Marina Fiqueiredo da Silva, especialista em toxicologia clínica, a maioria das plantas ornamentais são tóxicas.

“As que mais causaram problemas foram comigo-ninguém-pode (25% dos casos) e zamicurca (21,5%). Também existe muita incidência em pinhão branco/roxo e mamona”, enumera. Se ingeridas, elas podem causar náusea, vômitos e diarreia, além de outras reações mais severas.