Cada vez mais cidades se interessam pela caminhada “Passos que Salvam”, que completa seis anos de idade em 2017. Para que o projeto continue a ser um sucesso e ajudar ainda mais pessoas a descobrirem os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil o Hospital de Câncer de Barretos vem promovendo este evento por todo o país.
No próximo domingo (26), será a vez de Goiânia receber a caminhada. O evento será realizado no parque Vaca Brava, com o início programado para as 8h. Aos que têm interesse em participar da caminhada “Passos que Salvam” basta adquiris o seu kit que é composto de uma linda camiseta, boné e uma sacochila personalizada, tudo pelo valor de R$ 35. Toda a arrecadação com os kits é destinada para a manutenção da infra-estrutura e tratamento das crianças e adolescentes do Hospital infanto-juvenil de Barretos.
O projeto tem o objetivo de esclarecer, conscientizar e despertar a atenção das pessoas para os primeiros sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil. Muitas crianças e adolescentes chegam à instituição com a doença em estágio avançado. Isso pode acontecer devido a desinformação dos pais, o medo do diagnóstico e a desinformação dos médicos.
Na maioria dos casos o Câncer infanto-juvenil pode ser confundido com sintomas de enfermidades comuns na infância e adolescência, como dores de crescimento por exemplo. O sucesso do tratamento depende da habilidade em detectar a doença. O índice de cura alcançada atualmente no Brasil é de 55% a 60%, o que é pouco se comparado ao nível dos Estados Unidos, que chegam a 95%.