Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 09/12/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

VACINAÇÃO

Goiânia inicia aplicação da vacina para proteção de gestantes e recém-nascidos contra o Vírus Sincicial Respiratório

Vacina Abrysvo proteger gestantes e recém-nascidos contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite em bebês

05/12/2025 às 11h33


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Goiânia começa nesta sexta-feira (5/12) a aplicar a vacina Abrysvo, da Pfizer, destinada a proteger gestantes e, consequentemente, recém-nascidos contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) — principal causa de bronquiolite em bebês. As doses estão disponíveis nas salas de vacinação do município, das 8h às 17h.

 

A imunização de gestantes é considerada uma das estratégias mais eficazes para reduzir complicações e hospitalizações em recém-nascidos. “A bronquiolite é uma doença respiratória grave e muito abrupta em bebês. Com a vacinação das gestantes, os filhos já nascem protegidos, o que diminui riscos e sequelas”, explica o secretário de Saúde, Luiz Pellizzer.

 

 

 

 

Proteção contra a principal causa de bronquiolite

 

 

O VSR provoca cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos no Brasil. Neste primeiro envio, Goiânia recebeu 3,2 mil doses da Abrysvo, incorporada este ano ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 

As unidades de saúde já foram abastecidas. “Todas as salas de vacina do município, em todas as regiões, estão com doses disponíveis”, informa a diretora de Vigilância Epidemiológica, Flaviane Lemos. Para ela, a chegada do imunizante representa avanço na proteção infantil: “É um vírus muito impactante para as famílias e para o sistema de saúde. A oferta gratuita da vacina nos enche de esperança”.

 

 

 

 

Quem deve se vacinar

 

 

A vacina é indicada para gestantes a partir de 28 semanas de gravidez, preferencialmente até 15 dias antes do parto. Não há limite máximo de idade materna. A orientação é de uma dose a cada gestação.