Renata Guerra Otoni, uma jovem de 27 anos natural de Anápolis, fez história na noite deste domingo (7) ao se tornar a primeira mãe a disputar o título de Miss Universo Brasil. Renata competiu contra outras 19 candidatas e venceu o Miss Universo Goiás 2023, garantindo sua vaga na competição nacional, cuja data ainda não foi anunciada.
“Quero levar a mensagem de empoderamento, porque ser mãe não impossibilita nenhuma mulher a correr atrás dos seus sonhos, quero encorajar outras mulheres”, disse Renata.
Ela trabalhou por seis temporadas como modelo no exterior e morou em Londres, onde aprendeu a falar inglês. Renata sempre sonhou em ser Miss Brasil e sua vitória só foi possível devido à decisão histórica tomada pelo Miss Universo em agosto de 2022, que passou a aceitar mulheres que sejam ou foram casadas, grávidas ou que tenham filhos. A idade para inscrição no concurso, no entanto, manteve-se a mesma: é preciso ter entre 18 e 28 anos.
Renata representou no concurso a cidade de Alto Paraíso de Goiás e foi finalista ao lados das misses Goiânia, Jéssica Alves (2º); Aparecida de Goiânia, Anna Boaro (3º); Piracanjuba, Izadora Alves (4ª); Pontalina, Kailainny Fernanda (5ª); e Anápolis, Isabela Figueiredo (6º). O concurso foi transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal do Miss Universo Brasil, e quem passou a coroa foi a goiana Camilla Gomide, titular de 2022.