Os radares instalados na Avenida 85 e na Marginal Botafogo estão registrando infrações desde a meia-noite desta quinta-feira (31). Ao todo, são 26 torres que fiscalizam 48 faixas.
Os novos equipamentos estão registrando infrações como o excesso de velocidade, o avanço de sinal vermelho, a parada sobre faixa de pedestre e a passagem no corredor exclusivo de ônibus. Essas duas últimas infrações não serão autuadas, especificamente, entre as 23h e as 4h59.
Na Avenida 85, foram instalados 22 fotossensores e a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Já na Marginal Botafogo são 4 equipamentos que registrarão velocidades acima de 80 km/h, sendo em alguns trechos proibido ultrapassar os 60 km/h, e nesses casos o monitoramento será feito por meio de radares móveis. Os valores das multas variam de R$ 130,16 a R$ 880,41.
De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), as próximas vias a serem beneficiadas com o serviço são as Avenidas Universitária, T-63 e Santa Maria. Cada torre pode monitorar de uma a três faixas de rolamento.
A empresa Elizeu Kopp, vencedora da licitação para a instalação e operação do sistema, espera que a fiscalização eletrônica em 643 faixas esteja em pleno funcionamento até o mês outubro ou novembro.
Foto: Divulgação