O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) emitiu um relatório apontando que dez pontes em Goiânia estão em situação crítica. O documento foi elaborado em parceria com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Goiás (Ibape-GO) e com a Puc Goiás.
Segundo o relatório, as pontes em situação crítica que tem maior necessidade de intervenção estão localizadas em pontos movimentados da cidade, com muito fluxo de veículos, como as Avenidas T63, 24 de outubro, T-9, Perimetral Norte e outras.
O documento foi apresentado no dia 24 de janeiro deste ano à Prefeitura de Goiânia. Ele aponta que foram vistoriadas 66 Obras de Artes Especiais (OAEs), como pontes e viadutos.
Conforme aponta no relatório, das dez pontes apresentadas no relatório, oito já tinham apresentado problemas na avaliação feita em 2019. O Crea ainda aponta que muitos acidentes envolvendo viadutos e pontes estão ligados à falta de manutenção e medidas preventivas.
Veja a lista:
“A falta de manutenção preventiva nas Obras acarreta vários transtornos aos usuários e à sociedade como um todo, como: danos à integridade física, perdas materiais e econômicas, redução do comércio local, redução da mobilidade urbana, aumento dos trajetos de deslocamento e perda de horas produtivas em engarrafamentos de trânsito. Estamos felizes por provocar melhorias para a nossa cidade e para a sociedade”, enfatizou Lamartine Moreira, presidente do Crea-GO.
Por meio do relatório, o Crea-GO emitiu algumas recomendações para solucionar os problemas, como:
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) deve concluir, até março deste ano, um estudo para fornecer um raio-x da estrutura de doze pontes, incluindo as que estão em situação crítica, além de um viaduto da capital goiana.
O documento possibilitará elaboração de relatório técnico que apontará conduta mais adequada para a correção dos possíveis problemas.