Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 13/10/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

PREVENÇÃO

Conjunto Itatiaia recebe trabalho de prevenção a escorpiões

Por estarmos no período chuvoso, os animais ficam desabrigados e buscam se proteger dentro das residências

21/02/2018 às 20h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Com o objetivo de controlar a infestação de escorpiões e prevenir os acidentes provocados pelos animais, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) realizou na quarta-feira (21), visitas em imóveis do Conjunto Itatiaia, na região Norte da capital. Com o aumento das chuvas, o bairro registrou ocorrências de escorpiões nas últimas semanas.

Técnicos da diretoria de Vigilância em Zoonoses e agentes de combate às endemias do Distrito Sanitário Norte vão intensificar as visitas nos imóveis das quadras que notificaram a presença de escorpiões. “É preciso reforçar com os moradores as medidas para evitar que os animais se proliferem”, orienta o biólogo e gerente de controle de animais sinantrópicos da SMS Goiânia, Welington Tristão.

Por estarmos no período chuvoso, os animais ficam desabrigados e buscam se proteger dentro das residências. Quem encontrar escorpiões em casa pode solicitar uma visita de técnicos da Secretaria de Saúde de Goiânia por meio dos telefones 3524-3131 e 3524-3125. Em até 72 horas a equipe geralmente comparece ao local. O serviço é gratuito e realizado ao longo de todo o ano. 

Praga urbana 

Os escorpiões são classificados como pragas urbanas. Eles pertencem à família dos aracnídeos e são peçonhentos. A preferência dos animais é por locais escuros e sombreados, entulhos, construções inacabadas, túmulos e na rede de esgoto. Em caso de acidentes, a vítima deve ser levada imediatamente para uma unidade de saúde. 

Dentro de casa, a melhor forma de controle dos escorpiões é evitar sua principal fonte de alimentação, as baratas. Como outras formas de se prevenir a infestação, Welington Tristão orienta que a população deve “evitar acumular entulhos, lixos esparramados pelas ruas, quintais, terrenosbaldios e não deixar alimentação de animais domésticos de um dia para o outro”. 

Foto: Divulgação