Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 01/10/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

CUIDADOS

Com altas temperaturas, Prefeitura de Goiânia intensifica oferta de água para animais em parques

Medida busca amenizar os impactos do calor intenso sobre os bichos, especialmente os que vivem nas ruas

24/09/2024 às 12h20


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Com a previsão de uma nova onda de calor em Goiânia, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta para temperaturas elevadas nos próximos dias. Com isso, a Prefeitura de Goiânia, por meio da pasta de Meio Ambiente (Amma), reforçou a instalação de bebedouros em parques da capital para garantir água aos animais, principalmente cães e gatos. A medida busca amenizar os impactos do calor intenso sobre os bichos, especialmente os que vivem nas ruas.

Segundo o titular da Amma, Nadim Neme, a água nos bebedouros será trocada ao menos três vezes ao dia para manter a qualidade e o bem-estar dos animais. “A limpeza dos bebedouros ficará a cargo de servidores da Amma e moradores próximos, que vão colaborar para garantir que a água esteja sempre disponível e limpa”, explicou. A iniciativa pretende envolver a comunidade e garantir que os animais, sejam domésticos ou em situação de rua, tenham acesso a água fresca durante o dia.

Nesta época a população deve garantir os cuidados com os animais de estimação e também os comunitários, que são aqueles cuidados por muitas pessoas na rua. Além de muita água, é preciso tomar cuidado com as patinhas do animal no asfalto e passear apenas em horários apropriados, como inicio da manhã ou à noite. Se for necessário prender o animal, procure uma sombra para evitar uma insolação e jamais deixe a casinha no sol, pois ela pode se tornar uma espécie de forno para um cachorro.

A bióloga Wanessa de Castro orienta que banhos para refrescar é uma ótima opção para os animais. “Além disso, os responsáveis podem oferecer picolés caseiros de água e frutas, se possível”, diz Wanessa, ao frisar que a iniciativa busca conscientizar a população sobre a necessidade de um esforço coletivo para proteger os animais, especialmente em momentos de clima extremo.