Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 12/10/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

AUTISMO

Caminhada de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista será realizada dia 8 de abril

Em sua sétima edição, o evento, que tem o apoio da Drogaria Santa Marta, objetiva mostrar para a sociedade os desafios, obstáculos e também as vitórias dos portadores desse transtorno

06/04/2018 às 15h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A 7ª Caminhada de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) será realizada no próximo domingo (8), a partir das 8h, no Parque Vaca Brava. Organizada pela Associação Espaço Vida, mantida pela Drogaria Santa Marta, e a Associação das Famílias e Amigos dos Autistas de Goiás (AFAAG), a ação tem como principal objetivo mostrar para a sociedade a existência do transtorno e os desafios, obstáculos e também as vitórias dos portadores do TEA. Os participantes são convidados a irem vestidos com roupas de cor azul, demonstrando apoio a causa.

A caminhada marca o Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, celebrado em 2 de abril desde que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007.

Na sexta edição da caminhada, mais de 500 pessoas participaram do evento. Neste ano, a expectativa é que a ação reúna ainda mais apoiadores. Já confirmaram presença, além das associações organizadoras, o Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), o Grupo de Pais de Autistas (GPA), a Autismo em Goiânia, a ONG Ensinando a Abraçar e representantes da Drogaria Santa Marta, que é mantenedora da Associação Espaço Vida.

No dia da caminhada equipe da Drogaria Santa Marta estará no local e oferecerá gratuitamente aferição de pressão e de taxa de glicose.

Autismo

A ONU estima que 70 bilhões de pessoas no mundo estejam dentro do espectro do autismo. No Brasil, a previsão é que sejam cerca de dois milhões de brasileiros.

Crianças, jovens e adultos com transtorno do espectro autista (TEA) apresentam dificuldades em se relacionar, pouco ou nenhum contato visual, nem sempre são verbais, entre outras singularidades. Uma equipe transdisciplinar de confiança com fonoaudiólogo, fisioterapeuta ocupacional, musicoterapeuta, psicólogo, a família e a escola trabalhando juntos é de grande importância para o desenvolvimento social desse indivíduo.

Em Goiânia, a Associação Espaço Vida é uma instituição sem fins lucrativos que acolhe crianças, jovens e adultos, proporcionando através da abordagem Transdisciplinar a inclusão social, ampliando o olhar para o sujeito e sua relação com a vida, potencializando seu desenvolvimento global.