Os vereadores de diferentes municípios goianos participaram, nesta quinta-feira (22), do último dia de palestras e debates do 4° Encontro da União dos Vereadores de Goiás (UVG).
A reunião dos parlamentares teve início na última quarta-feira (21), onde puderam participar, no decorrer dos dois dias, de várias palestras com técnicos de diferentes áreas com o objetivo de exercerem mandatos mais assertivos e promissores em seus municípios.
Antes do encerramento oficial do encontro de 2025, o deputado e chefe do Poder Legislativo, Bruno Peixoto (UB), passou pelo auditório para cumprimentar e agradecer a parceria firmada entre a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e os vereadores. Ao falar com a plateia, Peixoto lembrou do início dessa união entre as casas legislativas, em 2023.
“Temos aqui mais de 800 vereadores. Lembro que, nos nossos primeiros contatos, havia uma queixa muito grande sobre vocês não terem um espaço aqui na Assembleia. Não havia uma sala em que vocês pudessem promover reuniões, ter acesso a Internet, à impressora, computador e assessoria técnica. Mas isso mudou. Hoje temos uma estrutura inteiramente à disposição de vocês”, disse.
Em outro trecho, ele reforçou seu respeito pela trajetória de cada um, destacando a dureza que é disputar uma cadeira de vereador. “É uma eleição dolorosa e sacrificante”, disse antes de reiterar que, por isso, a Assembleia Legislativa está e seguirá à disposição para ajudá-los a honrar cada voto que receberam nas urnas. “Estamos prontos para atuar como parceiros de vocês. Contem com o nosso apoio, com as nossas emendas e com o nosso espaço. E saibam que o presidente da Alego tem muito amor pelo mandato de cada um de vocês”.
Ao reforçar o compromisso do Parlamento com os municípios, Peixoto chamou atenção para o Programa Deputados Aqui, que deve percorrer, só em 2025, mais de 30 cidades em diferentes regiões do estado. “Levamos toda a nossa estrutura aos municípios-polos da região de vocês. Essas ações atendem não só as cidades que recebem o programa, mas também os municípios dos arredores. Levamos médicos, odontólogos, serviço de castração de animais, defensoria pública, corte de cabelo e outras coisas de fundamental importância”.
O discurso de Peixoto foi precedido pela chegada do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB). Ao passar pela Alego, Daniel cumprimentou os parlamentares que estavam reunidos no Auditório Carlos Vieira e enalteceu o compromisso e condução do vereador Francisco Carlos de Carvalho, que preside a UVG, em favor das bandeiras municipalistas.
“A verdade é que as Câmaras são as grandes escolas da política. Nelas é que começamos a entender o quanto temos condições de transformar a vida das pessoas por meio da política”, disse Vilela, antes de reiterar a grandeza e importância de eventos como esse. “Aqui vocês têm a oportunidade de buscar informações e conhecimentos capazes de aprimorar as ações de vocês nas suas cidades”.
Por fim, o vice-governador reiterou que seu gabinete no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, sede do Poder Executivo goiano, está de portas abertas para a discussão de parcerias. “Estamos prontos para dialogar sobre o que for necessário para garantir que vocês atendam às expectativas daqueles que os elegeram”, pontuou.
O deputado Julio Pina (Solidariedade), padrinho da UVG, ressaltou a importância da parceria entre os parlamentares estaduais e municipais.
Pina destacou os avanços conquistados por meio da união, como a implantação de um escritório e uma casa de apoio em Uruaçu, e anunciou planos para ampliar essa estrutura em Goiânia. “Com nossas 50 câmaras filiadas e outras 40 em processo de filiação, conseguiremos muito mais”, garantiu.
Crédito: Maykon Cardoso