Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 28/09/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

ISENÇÃO

Beneficiários do IPTU Social têm até hoje para garantir isenção da Taxa de Limpeza Pública

Cadastro pode ser feito no site da Prefeitura de Goiânia ou presencialmente nas unidades do Atende Fácil

24/06/2025 às 15h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), informa que os beneficiários do IPTU Social têm até esta terça-feira (24) para realizar o cadastro e garantir a isenção da cobrança da Taxa de Limpeza Pública (TLP).

O programa alcança 89.515 famílias. O cadastro deve ser feito pela página principal do site da Prefeitura de Goiânia, no link “Taxa do Lixo, ou presencialmente em uma unidade do Atende Fácil. O objetivo é garantir que a cobrança da TLP não seja inserida no talonário da Saneago.

São considerados beneficiários do IPTU Social aqueles enquadrados em situação de vulnerabilidade social e reconhecidos pelo poder público para recebimento de benefícios fiscais. A comunicação sobre o enquadramento é enviada pela Prefeitura. A isenção está disponível para quem possui apenas um imóvel com valor venal de até R$ 173.847,30.

A TLP foi instituída pela Lei nº 11.304, de 20 de dezembro de 2024, em conformidade com a Lei Federal nº 11.445/2007. A isenção tem como finalidade promover a equidade tributária e evitar cobranças indevidas.

A Sefaz orienta que, no momento do cadastro, o beneficiário informe a unidade consumidora constante no talonário da Saneago e o número do cadastro imobiliário presente no IPTU. Caso haja dificuldade no preenchimento, é possível buscar atendimento nas unidades do Atende Fácil.

O secretário municipal da Fazenda, Valdivino de Oliveira, reforça a importância do cadastro para garantir a isenção. “Nosso objetivo é assegurar que os beneficiários do IPTU Social não tenham a Taxa de Limpeza Pública cobrada de forma indevida. Por isso, é fundamental manter os dados atualizados e realizar o cadastro. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura ou presencialmente nas unidades do Atende Fácil”, afirmou.