O Itego em Artes Basileu França realiza a partir desta segunda-feira (7) até o dia 11 de agosto, os cursos “A Rítmica de Dalcroze” e “Improvisação Vocal, Corporal e Instrumental”, que serão ministrados pelo , brasileiro radicado em Genebra, na Suíça, onde é professor especialista em educação musical no Instituto Dalcroze. Os cursos são voltados especialmente para pessoas que atuam nas áreas de música, dança e teatro.
O curso “A Rítmica de Dalcroze” tem 80 vagas e acontecerá no horário das 14h às 16h30, com inscrições no valor de R$ 100. O programa insere o método Dalcroze na educação do ser humano, abordando o movimento corporal em relação à música e ao espaço; a relação direta entre corpo, ritmo, movimento e criatividade; entre outros aspectos.
Por sua vez, o curso Improvisação Vocal, Corporal e Instrumental oferece 30 vagas e será realizado no horário das 17h às 19h, com investimento de R$ 120. A proposta do curso é de conhecer e vivenciar as bases da improvisação instrumental, vocal e corporal, segundo os princípios da metodologia Dalcroze e sua aplicação ao ensino. Serão utilizados como temas: Improvisação livre, modal, tonal e jazz.
Estratégia pedagógica
O método Dalcroze, criado pelo austríaco Emile Jaques Dalcroze (1865/1950), propõe aplicação de estratégias pedagógicas em diferentes níveis de ensino musical, através da elaboração de exercícios e planos de atividades, usando corpo, ritmo, movimento e criatividade. De acordo com o professor Iramar, Dalcroze foi um dos grandes revolucionários da rítmica no mundo, baseando seu método na trilogia música, corpo e movimento corporal.
Foto: Divulgação