Após intensificar a fiscalização em todo o estado para averiguar o descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos, em conformidade com a legislação, os fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) apreenderam um caminhão carregado, que fazia coleta e levava para serem utilizadas e/ou recicladas de forma totalmente irregular, fora das recomendações legais.
O detentor do caminhão atuava em municípios do Sul do estado, como Piracanjuba, Morrinhos, Goiatuba e outros, conforme apurado pelos agentes da Agrodefesa. No momento da apreensão eram transportadas embalagens vazias, muitas preservados em sua integridade e outras contaminadas, impróprias para reciclagem.
Todo o material foi apreendido e levado para a Unidade de Recebimento localizada em Morrinhos. O detentor do veículo foi autuado e, além de multa, vai responder processo por danos ao meio ambiente e descumprimento da legislação.
O presidente da Agrodefesa, José Essado, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos fiscais e pela Gerência de Fiscalização Vegetal, pela ação eficiente, evitando maiores danos.
“Operações como essa são muito importantes, porque evitam males às pessoas e danos ao meio ambiente, além de quebrar um ciclo vicioso de prática criminosa, em especial na manipulação de materiais perigosos que precisam ter tratamento adequado”, enfatizou ele.
Embora o detentor do veículo tenha afirmado que iria levar os materiais para a Central de Recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, os fiscais da Agrodefesa comprovaram em consulta feita aos postos e centrais de recebimento da região, que não há registro de entrega ou devolução de embalagens nesses locais.
A suspeita é que o produto era levado para empresas de reciclagem que trabalham também com papel, latinhas de alumínio, ferro velho e outros materiais, o que significa local inadequado, sem competência nem amparo legal para tratar embalagens vazias de agrotóxicos.