Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 29/09/2025
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

TRANSPORTE

Prefeitura de Goiânia adota inteligência artificial para melhorar fluidez do transporte coletivo

Com a implantação da metronização, a velocidade operacional passa de 16 km/h para mais de 21 km/h

20/05/2025 às 11h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A prefeitura de Goiânia inaugurou, nesta segunda-feira (19), o primeiro trecho da inovação no BRT Leste-Oeste, entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia. O objetivo é fazer com que os ônibus parem o menos possível nos semáforos, fazendo com que o passageiro tenha um salto significativo no tempo de viagem.

O novo sistema faz parte do processo de metronização, que utiliza um conjunto de tecnologias que sincroniza os semáforos e gerencia o tráfego dos ônibus, promovendo fluxo contínuo. Por meio de sensores instalados nas vias e corredores dos ônibus, o sistema identifica a aproximação do veículo do transporte coletivo, envia o sinal para uma central de controle que calcula o tempo necessário para abertura e fechamento do semáforo – mantendo-o aberto por mais tempo.

Segundo o prefeito Sandro Mabel, os corredores BRTs precisam ser otimizados para que se tornem mais rápido e eficiente aos passageiros. “Ao sair da estação, o ônibus já conta com um aparelho nele, que já começa a conversar com os semáforos. Os semáforos, por sua vez, começam a saber da proximidade de todos os ônibus, e fazem uma programação com inteligência artificial, que mostra qual é o melhor jeito de ele abrir e fechar para que todos os ônibus possam passar. Ou, no caso, o menor tempo que ele possa ficar parado”, afirmou.

Com a implantação da metronização, a expectativa é de elevação de 30% na velocidade operacional — passando de atuais 16 km/h nos horários de pico para mais de 21 km/h, índice compatível com padrões de sistemas Bus Rapid Transit (BRT). O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, destaca mudanca no tempo de cada viagem. “Os passageiros vão fazer viagens mais rápidas, que é o grande objetivo. Com isso, o usuário fica menos tempo possível dentro do ônibus e pode estar mais tempo na sua casa, com a sua família”, pontuou.

EXPANSÃO

A próxima etapa será o trecho entre a Praça Cívica até o Terminal Isidória, que contempla o BRT Norte-Sul. O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destacou que, em junho, é prevista a inauguração novo trecho. "Fizemos o teste, funcionou muito bem, a performance do sistema continua, nós estamos há mais de três semanas nesse processo, e o resultado agora é realmente beneficiar o transporte público", afirmou.