O governador Ronaldo Caiado (DEM) afirmou na manhã desta sexta-feira (22/1), durante inauguração do Ipasgo Clínicas – especializado em saúde mental, que Goiás irá receber mais 140 mil doses de vacinas, essas do laboratório da AstraZeneca.
“Hoje por volta da 7 horas da noite deve chegar uma carga de vacinas da AstraZeneca, que deve passar por análise da Anvisa e ser distribuída no próximo domingo”, revelou.
Caiado explicou que a aplicação das vacinas da AstraZeneca é diferente da CoronaVac, que precisa ser aplicada em duas doses no intervalo de 30 dias. Assim, a chegada de 182 mil, deve imunizar apenas 90 mil pessoas.
“No caso especifico da AstraZeneca, e após 12 semanas nos podemos aplicar a segunda dose”, destacou, acrescentando um prazo maior de 3 meses para receber mais doses.
Além desse segundo imunizante, o governador disse que está avançando a autorização da Sputnik V, que ele entende ser “mais uma alternativa para avançar a vacinação em Goiás”.
Reserva técnica
Caiado especificou que todas as vacinas há uma reserva técnica de 5%. Essa medida é uma contingência que pode servir para eventuais emergências. Dentre os quais: acidentes ou perdas de doses. A reserva é uma instrução do Ministério da Saúde para todos os Estados.
AstraZeneca
O Ministério da Saúde informou nessa quinta-feira (21/1) que os 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca produzidos na Índia e importados pelo Brasil chegarão ao país no fim da tarde de sexta.
A pasta, por nota, citou que a carga será transportada em um voo comercial da empresa Emirates até São Paulo e de lá levada ao Rio de Janeiro. Os imunizantes precisam ser analisados e rotulados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) antes de serem distribuídos para os governos.