Publi Gov
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 05/02/2026
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BRASIL

FIQUE DE OLHO

Operação nacional mira fraudes em postos de combustíveis

Realizada simultaneamente em oito estados e DF, operação verifica possíveis fraudes na venda de combustíveis

05/02/2026 às 18h00


POR REDAÇÃO

facebook twitter whatsapp

O Procon Goiás está participando da Operação Tô de Olho – Abastecimento Seguro, ação nacional de combate a fraudes na qualidade e quantidade de combustível dos postos de gasolina.  

Em parceria com Inmetro, Agência Nacional do Petróleo e Delegacia do Consumidor, a ação percorre postos de combustíveis de Goiânia e Anápolis até esta quinta-feira (05/02).

Tô de Olho está sendo realizada  simultaneamente em oito estados do Brasil e no Distrito Federal e tem o objetivo de verificar as possíveis fraudes na comercialização de combustíveis, como a  instalação de dispositivos clandestinos que reduzem o volume de combustível entregue ao consumidor.

Para fiscalizar esses estabelecimentos, estão sendo realizadas  a verificação do volume dos combustíveis, condições das bombas medidoras, existência de manipulações eletrônicas e a regularidade das manutenções realizadas, bem como da qualidade dos combustíveis.

Caso seja encontrada alguma irregularidade, os estabelecimentos podem ser autuados pelo Procon Goiás e demais  órgãos fiscalizadores.

Orientações

Para evitar fraudes eletrônicas na hora de abastecer, o Procon Goiás orienta que o consumidor verifique se a bomba de combustível possui o selo do Inmetro. É importante também observar o painel medidor –  verifique  se o valor sobe de forma contínua.

Na hora de abastecer,  observe a aparência do combustível. Uma coloração muito clara ou escura, pode identificar  contaminação. A gasolina  tem um cheiro especifico, caso o odor seja  ácido ou desagradável, é importante ficar atento.

O consumidor que suspeitar de combustível adulterado, pode realizar denúncias ao Procon Goiás por meio dos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). O registro pode ainda ser feito de forma on-line pelo Portal Expresso (www.go.gov.br).